Policiais exibem equipamentos e conversam com visitantes em exposição no Shopping Estação| Foto: Atila Alberti/Tribuna do Paraná /

No dia 10 de agosto a Polícia Militar do Paraná completa 162 anos. Para celebrar a data, mostra à população, desde o início da semana, como funciona seu grupo de elite, o Bope (Batalhão de Operações Especiais), criado em 2010. Segue até este sábado (6) no Shopping Estação, em Curitiba, uma exposição que detalha a ação das seis unidades que compõem o batalhão.

CARREGANDO :)

“Queremos ter uma maior proximidade com a sociedade. Quebrar o paradigma do que a população vê na mídia e mostrar como nosso trabalho é feito”, conta o tenente coronel Hudson Leôncio Teixeira, comandante do Bope.

Publicidade
Robô usado pelo Esquadrão Antibombas 

Apesar de ser dirigido a todas as idades, um dos focos principais dessa campanha são as crianças. Daí a ideia de produzir uma revista que apresente a polícia a esse público. Nesta semana, quando começou a exposição, foi distribuído gratuitamente o “Almanaque do Bope – Fazendo Novos Amigos”. “Queremos tirar aquele medo que alguns adultos, de forma irresponsável, colocam nas crianças em relação à polícia”, diz o comandante.

É a primeira vez que uma ação como essa é feita pela Polícia Militar do Paraná. Dados recentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) mostram que confrontos com a polícia mataram quase uma pessoa por dia no primeiro semestre de 2016.

Bancado por uma parceria com a iniciativa privada, a ideia é que o projeto do Almanaque ganhe novas edições, com publicações trimestrais ou ainda seguindo datas comemorativas. O primeiro número apresenta como protagonista um menino que é levado pela família para conhecer o interior do Batalhão.

João, o personagem, sonha usar uma balaclava (espécie de máscara que expõe apenas parte do rosto, em geral, os olhos e a testa) como a do COE e recebe recomendações de não aceitar objetos ou tentativas de diálogo de estranhos. E para não passar trote para o 190.

Publicidade

Exposição

A exposição se propõe a fazer o mesmo, mas com os equipamentos, viaturas e parte do armamento, apresentados pelos próprios policiais (em média, 15 deles têm participado da exposição). O Bope é dividido em seis unidades: Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial, Comandos e Operações Especiais (COE), Companhia de Operações com Cães (Canil), Esquadrão Antibombas, Companhia de Polícia de Choque e Equipe de Negociação.

Semana comemorativa dos 162 anos da Polícia Militar do Paraná

Até sábado (6 de agosto)

Horário: 10h às 22h

Quanto: Entrada gratuita

Onde: Praça de Eventos do Shopping Estação, piso L1

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

Tel.: 3094-5300

Por questão de segurança, apenas parte dos dispositivos usados pela polícia estão expostos. Quatro viaturas, o robô do Esquadrão Antibombas, os equipamentos para rapel do COE, os uniformes para diferentes operações, vídeos de treinamento e outros detalhes da rotina do grupo de elite podem ser vistos no local. Quem quiser eternizar a sensação de entrar no universo do Bope pode tirar fotos em banners sem rosto de dois tamanhos: para adultos e crianças.

As crianças podem explorar o interior dos veículos e até experimentar um pouco de como é fazer rapel, além de usufruir de um espaço exclusivo para elas, com pintura de rosto e outras atividades. Mas é a equipe do Canil que costuma atrair bastante atenção. Atualmente, são cerca de 25 cães à serviço da Companhia. Alguns filhotinhos, já em treinamento, foram exibidos na programação.