As salas de cinema começam a exibir a partir desta sexta-feira (23) três comédias e um drama sobre guerra. A maioria concorre a estatuetas do Oscar 2007, que serão entregues neste domingo (25) em Hollywood, nos Estados Unidos. A principal estréia da semana é o polêmico falso documentário "Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América". As outras comédias são "Vênus" e "Operação Limpeza". Finalizando a lista de novidades, está o drama "Dias de Glória".
Alternando entre um humor agressivo, o pastelão e o extremamente constrangedor "Borat" (veja trailer) é uma sátira dos costumes norte-americanos feita pelo atrapalhado repórter do Cazaquistão Borat Sagdiyev, interpretado por Sacha Baron Cohen, vencedor do Globo de Ouro de melhor ator de comédia ou musical. O filme é uma mistura de documentário, com o repórter fazendo pessoas comuns passarem por situações realmente complicadas, e enredo, apesar do filme ter sido rodado sem um roteiro propriamente dito.
A trama é simples. Borat é enviado aos EUA para aprender e fazer reportagens sobre o "american way of life", com o intuito de ajudar seu país. Mas tudo o que consegue com seu jeito primitivo e até ingênuo é desconstruir (e destruir) mitos, tradições e instituições americanas mais conservadoras. Cowboys, negros, homossexuais, congressistas, feministas e judeus (mesmo Cohen sendo um) também são, em graus variados, vítimas de Borat em suas reportagens.
O longa está entre os indicados ao Oscar de melhor roteiro adaptado, pois o personagem e a idéia do filme já existiam antes. Borat foi criado por Cohen para um bloco no programa humorístico "Da Ali G Show", um talk show de humor que fez bastante sucesso no Reino Unido. A equipe responsável pelo sucesso de crítica do filme também tem outros nomes de destaque, como Larry Charles (da série "Seinfeld") na direção e Jay Roach (dos longas "Austin Powers") na produção.
Mais comédia
O longa "Operação Limpeza" (veja trailer) tem no elenco as atrizes Lucy Liu ("As Panteras", "Kill Bill - Volume 1 e 2" e "Chicago") e a atriz Nicollette Sheridan (Eddie, da série "Desperate Housewives"). O filme conta a história de um zelador que após receber uma pancada na cabeça por assaltantes desconhecidos sofre de amnésia. Um dia Jake Rodgers (Cedric the Entertainer) acorda em uma linda suíte de hotel, com uma terrível dor de cabeça. Ao seu lado está o corpo de um agente do FBI e uma pasta contendo US$ 250 mil. Jake não se lembra do que aconteceu nem quem é: ele não reconhece sua esposa e nem mesmo sua amante. Perseguido pelos agentes da CIA, precisa descobrir seu passado e saber como sair desta enrascada.
O filme "Vênus" (veja trailer) é uma comédia dramática sobre velhos amigos - Maurice (Peter O'Toole) e Ian (Leslie Phillips) - atores ingleses veteranos que nunca tiveram sua grande chance. Mas suas rotinas confortáveis e os cafés-da-manhã animados são interrompidos pela chegada da sobrinha-neta de Ian, Jessie (Jodie Whittaker). Vinda do interior, a moça vira de ponta cabeça a vida de Maurice. Conforme ele transmite a Jessie as vantagens da experiência, se surpreende com os jeitos da garota e em como conhece pouco a si mesmo.
Por sua atuação em Vênus, o ator Peter O'Toole concorre ao Oscar de Melhor Ator, concorrendo com Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia), Leonardo diCaprio (Diamante de Sangue), Ryan Gosling (Half Nelson) e Will Smith (À Procura da Felicidade).
Drama
O drama "Dias de Glória" (veja trailer) se passa em 1943, quando 130 mil soldados originários das colônias francesas na África foram para a Europa lutar na 2.ª Guerra Mundial e ajudar a libertar uma pátria-mãe na qual nunca antes haviam estado. Entre eles estavam Saïd (Jamel Debbouze), Messaoud (Roschdy Zem), Abdelkader (Sami Bouajila) e Yassir (Samy Naceri), que precisam lidar com o preconceito existente ao mesmo tempo em que lutam pela vitória da França.
O longa-metragem, com direção de Rachid Bouchareb, é um dos indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Também concorrem o dinamarquês "After the Weeding", o mexicano "O Labirinto do Fauno", o alemão "The Lives of Others" e o canadense "Water". O drama também foi indicado na mesma categoria no Independent Spirit Awards e levou o prêmio de Melhor Ator - dividido entre os atores Jamel Debbouze, Samy Naceri, Roschdy Zem, Sami Bouajila e Bernard Blancan - no Festival de Cannes.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas