• Carregando...
Música de Brinquedo: produção impecável e diversão garantida | Gabi Lima/ Divulgação
Música de Brinquedo: produção impecável e diversão garantida| Foto: Gabi Lima/ Divulgação

É comum ver pais com alguma cultura musical se esfalfando para que os filhos aprendam a gostar de "música boa". Há por exemplo aqueles que põem fones na barriga das mulheres, para que os bebês se acostumem com as imortais melodias dos Beatles, Bob Dylan ou Chico Buarque antes mesmo de virem ao mundo.

A banda mineira Pato Fu foi mais longe nesse processo com o CD Música de Brinquedo, lançado no ano passado, e mais ainda com o CD e DVD ao vivo do projeto – gravados em abril no Auditório do Ibirapuera e recém-saídos do forno. Se no disco original o grupo já ousava ao gravar hits como "Todos Estão Surdos" (Roberto e Erasmo Carlos), "Ovelha Negra" (Rita Lee), "Live and Let Die" (Paul e Linda McCartney) e "Rock and Roll Lullaby" (Barry Mann e Cynthia Weil) usando brinquedos e miniaturas, nos registros ao vivo eles provam que tudo aquilo era "de verdade" – sem samplers, softwares mágicos ou outras muletas tecnológicas. Mais: brincam com as músicas e a plateia, seduzindo crianças e adultos com a ajuda preciosa do teatro de bonecos Giramundo.

O que primeiro chama a atenção no DVD é o capricho da produção: imagem, som, luz, tudo é impecável – começando pelos efeitos de edição que emulam as histórias em quadrinhos. Groco e Ziglo, os simpáticos monstrinhos criados pelo Giramundo especialmente para o espetáculo, também conquistam a audiência logo de saída, com suas tiradas espirituosas e backing vocals hilários.

A banda – reforçada por Thiago Braga e Mariá Portugal – também demonstra impressionante desenvoltura manuseando seus mini-instrumentos, objetos barulhentos e brinquedos diversos, como uma bizarra galinha de plástico. E o mais engraçado é que, apesar das quinquilharias e da atmosfera de bagunça em quarto de criança, o repertório e a "pegada" dos músicos não têm nada de infantis.

Além dos 12 covers do álbum original, o CD ou o DVD ao vivo incluem quatro hits da banda mineira – "Eu", "Simplicidade" (oportunidade para usar uma caixinha que imita o som de uma ovelha), "Perdendo Dentes", "Sobre o Tempo" e "Made in Japan" –, além de uma incrível versão de "Bohemian Rhapsody", clássico do Queen.

Para se ter uma ideia do grau de dificuldade que o Pato Fu enfrentou para fazer os shows de Música de Brinquedo, vale a pena dar uma espiada nos extras do DVD. Lá roadies, técnicos e músicos contam como fizeram para microfonar e equalizar os sons emitidos por "instrumentos" inusuais como um elefante de plástico, um chaveirinho de fantasma ou uma ovelha de pelúcia. Bem-humorado, o próprio John Ulhoa fornece uma boa definição para o trabalho: "Sons horríveis a serviço do bem: isso é Pato Fu". Nem Hermeto Pascoal foi tão longe, com tanta competência. GGGG

Serviço:

CD Música de Brinquedo Ao Vivo. Pato Fu. Rotomusic. R$ 20. Pop-rock. DVD Música de Brinquedo Ao Vivo. Pato Fu. Rotomusic. R$ 30. Pop-rock.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]