Bruce Springsteen saltou para fora do palco e se lançou em meio a uma frenética plateia de 45 mil fãs na Alemanha, no último domingo, em Leipzig, para apanhar um cartaz com um pedido escrito à mão, como ele vem fazendo durante sua popular temporada neste verão na Europa.
Mas, quando Springsteen se virou e ergueu o nome da canção para sua banda ver, queixos caíram e olhares assustados marcaram seus rostos. A placa dizia "You Never Can Tell", melodia de Chuck Berry, de 1964, que se tornou popular em 1994 com o filme Pulp Fiction Tempo de Violência.
"Toda noite tentamos puxar uma que não tocamos uma vez sequer, sei lá, desde que tínhamos 16 anos", disse Springsteen, saboreando o desafio de descobrir como tocar no palco uma música de outro artista com a qual não está familiarizado, diante do público de um estádio lotado.
"Vamos ver como podemos fazer", disse Springsteen. Ele começou a cantarolar a melodia como se encorajasse a banda, cujos componentes tinham os semblantes preocupados e pareciam desconcertados com a melodia e inseguros com as notas.
"Experimentem, rapazes", disse ele, mais impaciente depois de alguns minutos de tentativas no dedilhar e no tatear da percussão. "Vamos ouvir agora!"
Springsteen e a banda E Street então se lançaram a "You Never Can Tell" e a multidão adorou, assim como uma plateia ainda maior se encantou no último sábado, no Stade de France, em Paris, quando ele pegou no meio dos espectadores o pedido para que tocassem "Lucille" (Little Richard).
Turnê
Aos 63 anos, o ícone norte-americano do rock tem lotado estádios de todo o mundo há quase 16 meses na turnê do álbum Wrecking Ball.
A lista de músicas nunca é a mesma, já que os shows contemplam músicas de seus 17 álbuns de estúdio em cinco décadas, como também de outros artistas.
A turnê de Bruce Springsteen com sua E Street Band chega ao Brasil no dia 21 de setembro, para uma única apresentação no Palco Mundo, no festival Rock in Rio. Os ingressos estão esgotados desde abril.