"Agora sou um cidadão paulistano", diz Bruno Barreto, que, depois de 16 anos morando nos EUA (sete em Los Angeles e nove em Nova Iorque), instalou-se na cidade onde filmou pela primeira vez no ano retrasado (O Casamento de Romeu e Julieta).
Separado da atriz Amy Irving, Barreto escolheu viver a nova vida de solteiro em uma cidade que lembrasse o caldo cosmopolita nova-iorquino. "Depois que você se torna migrante, se sente estrangeiro em qualquer lugar do mundo. Por isso estou tão à vontade em São Paulo, uma cidade de estrangeiros."
Na verdade, Barreto ainda passa boa parte de seu tempo também no Rio, onde nasceu e onde vivem seus pais, Lucy e Luiz Carlos Barreto, e em Nova Iorque, onde mora seu filho com Amy Irving, Gabriel. Suas passagens pelo Rio, desde o fim do ano passado, envolvem o trabalho como produtor artístico de Polaróides Urbanas, primeiro filme de Miguel Falabella, produzido pela LC Barreto, agora entrando em sua última semana de filmagens.
Polaróides marcou o início de um ano repleto de projetos. Em julho, o cineasta roda Infância Roubada (título provisório), drama de fundo social inspirado no documentário Ônibus 174, de José Padilha. Em agosto, estréia como diretor de teatro com a montagem brasileira do texto Dúvida, de John Patrick Shanley, grande sensação não-musical da Broadway no ano passado, vencedor do prêmio Pulitzer para obra dramática de 2005.
Deixe sua opinião