Caetano Veloso, ganhador de dois prêmios Grammy e de oito prêmios Grammy Latino, será homenageado como a "Personalidade do Ano 2012" em um jantar de gala anterior à 13ª cerimônia de entrega do Grammy Latino.
A Academia Latina da Gravação divulgou nesta terça-feira que a homenagem acontecerá dia 14 de novembro em Las Vegas (EUA), em uma noite em que diversos artistas interpretarão canções do artista.
Parte da arrecadação do evento se destinará à Fundação Viva Cazuza, entidade escolhida por Caetano e dedicada à prevenção e tratamento do HIV para crianças e jovens. O restante será investido em programas de ajuda e educação da Academia Latina da Gravação.
O cantor e compositor será nomeado como a "Personalidade do Ano 2012" na véspera da celebração, também em Las Vegas, da XIII Entrega Anual do Grammy Latino.
"Caetano Veloso se transformou no embaixador de destaque da música e da cultura brasileira", disse hoje Gabriel Abaroa Jr., presidente e executivo-chefe da Academia Latina da Gravação, em comunicado.
Para Abaroa Jr., "é difícil encontrar um homem com tanto talento, paixão e dedicação a seus projetos criativos, tanto na música e nas letras, quanto no social".
"Ao homenagear Caetano, homenageamos a música do Brasil, e esperamos fortemente honrar sua fantástica carreira e sua música", acrescentou o diretor em relação a quem definiu como "músico, produtor, arranjador, escritor e ativista político", que é "considerado um dos brasileiros mais influentes desde os anos 1960".
Durante sua carreira, Caetano gravou quase 50 álbuns, publicou quatro livros, dirigiu o filme "O Cinema Falado", foi tema de documentário e ganhou inúmeros prêmios.
A Academia Latina da Gravação já homenageou como "Personalidade do Ano" os músicos Plácido Domingo, Gloria Estefan, Julio Iglesias, Carlos Santana e Shakira, entre outros.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião