Na semana que passou, Jerry Lewis se meteu em uma confusão ao fazer uma piada politicamente incorreta durante a apresentação de um Teleton nos Estados Unidos. Se, por conta do episódio, você sentiu saudades das velhas trapalhadas de Jerry, acaba de chegar às lojas uma caixa com três dos melhores filmes dirigidos, escritos e interpretados pelo comediante americano.
"O Mensageiro Trapalhão" ("The Bellboy"), aliás, é a estréia de Lewis na direção. Produzido em 1960, é quase uma transição do cinema mudo para o falado. O personagem principal não fala, e os 71 minutos são preenchidos por uma série de episódios da vida de Stanley, um mensageiro de hotel que não consegue fazer nada direito. É o único dos três filmes do pacote que foi produzido em preto-e-branco.
O segundo filme é "O Professor Aloprado" ("The Nutty Professor"), de 1963. O longa teve sua fama revigorada depois do remake de Eddie Murphy, de 1996. Quem só viu o segundo, vale a pena conferir o primeiro. Na versão original, o trabalho é muito mais introspectivo, mostrando a capacidade de Lewis de produzir uma comédia pastelão que ainda assim, por trás das piadas fáceis, leva a sério as motivações de seus personagens.
Por fim, "O Otário" ("The Patsy"), de 1964, é outra dessas obras que trabalham em dois níveis -- num deles, o riso fácil com as caretas de Lewis. Num outro, uma crítica a Hollywood e suas estrelas "pré-fabricadas". No enredo, um comediante famoso morre num acidente de avião e sua equipe de produção decide arrumar um "Zé Ninguém" para substituí-lo. Sobra para o mensageiro de hotel Stanley Belt (uma homenagem ao personagem de "O Mensageiro Trapalhão"), que não parece ter muito talento para a coisa.
Os três filmes aparecem em edições bem-produzidas no DVD, com imagem no formato original (proporção 16x9, widescreen anamórfico), som Dolby Digital 2.0 (exceto por "O Professor Aloprado", que conta com um mix Dolby Digital 5.1) e uma bela coleção de extras -- sobretudo se pensarmos que esses longa-metragens foram produzidos muito antes que o conceito de "home video" ou "extras" existisse. Além de trilha de comentários, há cenas cortadas, erros de gravação e trailers originais.
Quem é fã de Lewis e não comprou esses discos individualmente (também é possível encontrá-los fora da caixa nas lojas) pode fazer um bom negócio pegando os três numa tacada só.
Serviço: "Coleção Jerry Lewis" (três discos). Estúdio: Paramount. Preço: R$ 49,90