Teatro
Veja este e outros espetáculos no Guia Gazeta do Povo
Uma coincidência de datas fará com que Curitiba tenha uma "pré-estreia" de um dos espetáculos da mostra principal deste Festival de Curitiba, que começa no próximo dia 26. De amanhã a domingo, A Arte da Comédia será apresentada no Teatro da Caixa, para depois voltar entre 29 e 30 de março ao Teatro Positivo (veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo).
O espetáculo parte de um texto italiano escrito em 1968 por Eduardo Di Filippo, autor colocado naquele país logo abaixo de Luigi Pirandello em relevância. A trama tem como protagonista a própria arte do teatro, brincando com particularidades do métier, em tom de crítica.
"O autor coloca a questão do poder do teatro, a maneira como está presente na sociedade e seu financiamento", contou à Gazeta do Povo o diretor, Sérgio Módena, que estará em cena na Caixa. "O espetáculo tem suspense e curiosidade, fazendo a plateia rir muito da situação patética. Mas também é uma peça provocativa e política."
Um diretor de teatro (um papel autobiográfico criado por Filippo) visita o novo prefeito da cidade e pede apoio a seu espetáculo, no que é colocado para fora da sala. Ao sair, percebe uma lista de figurões da cidade que deveriam visitar o gabinete naquele dia incluindo um padre, um médico, um professor e lança um desafio: talvez seu grupo de atores substitua alguns dos convidados, e será que o mandatário perceberia a diferença?
Assim como o prefeito, a plateia não sabe, até o final, se ele cumpre a promessa ou não. A situação faz com que cada gesto dos interlocutores que chegam para suas audiências desperte desconfiança.
"A peça faz todo sentido hoje, é muito atual", opina Módena. "O autor aborda a questão do subsídio estatal ao teatro e os motivos de ele ser útil para a cidade", explica. Enquanto o artista defende sua causa para o prefeito, este faz considerações precipitadas e se nega a comparecer à apresentação após o convite do diretor.
Elenco
Ao chegar a Curitiba, A Arte da Comédia, que tem um número grande de atores em cena (12), conta com a participação do curitibano Nathan Milléo-Gualda, que interpreta um jovem ator da trupe. O papel do diretor da companhia teatral será feito por Sávio Moll no Teatro da Caixa e por Ricardo Blat na versão do Festival de Teatro esse último, ator veterano, grava nesta semana cenas da próxima novela da Rede Globo, do horário das seis da tarde: Meu Pedacinho de Chão, que estreia em abril.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Regulação das redes sociais pode ser apresentada na próxima semana, diz ministro
Deixe sua opinião