Ronnie James Dio: cantor vinha há cinco meses lutando contra um câncer de estômago| Foto: Terje Bendiksby/AFB

Quem ouve a voz de Ronnie James Dio (1942–2010) pela primeira vez, não imagina que tais acordes podiam sair da garganta de um homem tão pequeno e franzino – ele tinha pouco mais de 1m60 e não devia pesar mais de 55 quilos.

CARREGANDO :)

Os que não conheceram seu trabalho também não imaginam que Dio foi o grande responsável pela popularização do símbolo máximo do heavy metal – os "chifrinhos do diabo", gesto feito com os dedos por nove em cada dez fãs do gênero durante os shows.

Descendente de italianos e norte-americanos de New Hampshire e nascido com o nome de Ronald James Padavona, Dio dizia ter "herdado" o gesto de sua avó italiana, que o usava enquanto passeava com o neto pelas ruas, para espantar inveja e mau olhado (malocchio, era como ela chamava o símbolo).

Publicidade

A voz e o gesto são apenas alguns dos legados deixados por Ronnie James Dio, que morreu no último domingo (16), aos 67 anos, cinco meses depois de ser diagnosticado com câncer de estômago. "Muitos, muitos amigos e familiares puderam se despedir individualmente antes de ele falecer em paz", disse em comunicado Wendy Dio, esposa do cantor e também sua agente.

No início do ano, a atual banda de Dio, Heaven & Hell, composta por Geezer Butler, Tony Iommi e Vinny Apice – todos integrantes ou ex-membros do Black Sabbath – cancelou por tempo indeterminado os compromissos agendados devido ao estado de saúde do vocalista. Ao iniciar seu sétimo tratamento de quimioterapia, Dio chegou a divulgar uma mensagem aos fãs, dizendo que em breve haveriam "outras turnês, mais música, vida e mágica".

Comunicados anteriores revelavam que Dio estava recebendo tratamento médico em Houston, mas sua esposa não revelou o local onde o músico morreu. "Ronnie sabia o quanto era amado por todos. Somos muito gratos por todo o amor e apoio que todos vocês têm nos dado. Por favor nos deem alguns dias de privacidade para lidar com a terrível perda. Por favor saibam que ele amou a todos e a sua música viverá para sempre", disse ela.

Trajetória

Dio conquistou sucesso inicialmente em 1975 ao integrar o grupo Rainbow, liderado pelo ex-guitarrista do Deep Purple, Ritchie Blackmore. Entrou para a banda britânica Black Sabbath, grande expoente do heavy metal, depois que o vocalista Ozzy Osbourne foi expulso em 1979, por abusar de drogas e álcool. O primeiro álbum da nova formação, Heaven and Hell (1980) é até hoje considerado um dos melhores da carreira do grupo.

Publicidade

Menos de uma hora após o anúncio da morte de Dio, mais de 7,5 mil pessoas postaram homenagens em sua página oficial no Facebook. Até o fechamento desta edição, não haviam informações oficiais sobre o sepultamento do cantor.