O 2009 não deve começar muito bem. Pelo menos no quesito shows, em que as perspectivas para o ano que se inicia não são nada animadoras para o público curitibano. Com a Pedreira Paulo Leminski impedida de receber grandes eventos, a capital paranaense ficou de fora da rota de grandes turnês que poderiam passar por aqui no ano que vem. A começar pelo Iron Maiden, que traz de volta ao Brasil a turnê Somewhere Back in Time, apresentada aqui no início de 2008, mas que desta vez passa somente por São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Recife e Brasília.
Outros artistas passam raspando pelo Paraná, mas não fazem escalas em Curitiba. Entre eles está a sumida cantora canadense Alanis Morissette, que se apresenta em 11 capitais brasileiras no final de janeiro, incluindo Florianópolis e Porto Alegre.
A capital catarinense também deve ser o destino dos fãs da cantora norte-americana Rihanna, que tem uma apresentação prevista na agenda do recém-inaugurado clube Pacha, em Florianópolis, no dia 7 de fevereiro.
Porto Alegre também recebe shows que poderiam passar por Curitiba, entre eles o do Little Joy, novo projeto de Rodrigo Amarante (Los Hermanos) e Fabrizio Moretti (The Strokes), que inicia a turnê brasileira na capital gaúcha (27/01), mas voa direto para São Paulo (28/01), Belo Horizonte (29/01) e Rio de Janeiro (06/02).
O inglês James Blunt, que também lotaria com facilidade uma casa de espetáculos em Curitiba, leva sua turnê somente a São Paulo (27), Porto Alegre (29) e Rio de Janeiro (19), onde faz o show de abertura de Elton John, na Praça da Apoteose. Este, aliás, é um dos poucos shows que estão garantidos na agenda dos curitibanos: a apresentação que Elton John faz no dia 17 de janeiro, em São Paulo, será exibida ao vivo pela RPC TV e pelo canal pago Multishow.
Para o início do ano estão confirmados ainda shows do cantor Jack Johnson, que toca em janeiro em São Paulo (7) e no Rio de Janeiro (8); da banda inglesa Simply Red (3 e 4 de março em São Paulo); dos Backstreet Boys (5 de março em São Paulo e 7 de março no Rio de Janeiro); do trio britânico Keane (10 de março em São Paulo, 12 em Belo Horizonte e 13 no Rio de Janeiro); e do quinteto canadense Simple Plan (24 e 25 de março, em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente).
Também em março é inaugurado o calendário de grandes festivais no país, com o Just a Fest, evento que trará a banda inglesa Radiohead pela primeira vez ao Brasil (20 de março no Rio e 22 em São Paulo) e que já confirmou a presença do grupo alemão Kraftwerk.
Já a grande atração do festival pernambucano Abril Pro Rock deste ano fica por conta dos britânicos do Motörhead. Em negociações, estão as aguardadas vindas de Coldplay, Amy Winehouse e Paul McCartney, que em breve devem anunciar as datas oficiais e os locais das apresentações.
Em Curitiba, de 21 a 23 de fevereiro, acontece a décima edição do festival Psycho Carnival, que reúne as mais importantes formações de psychobilly nacionais e internacionais. Entre as estrangeiras, já foram confirmadas as presenças de Klingonz (Inglaterra), Cenobites (Holanda), Chibuku (Alemanha), Frantic Flintstones (Inglaterra/Brasil), Wrecking Dead (Dinamarca/EUA), Los Primitivos (Argentina) e Salidos de La Cripta (Colômbia).
No segundo semestre, a capital paranaense terá também a segunda edição do festival Lupaluna, promovido pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC).
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião