A Camerata Antiqua de Curitiba, abre a temporada 2007, arrumando as malas para uma viagem à Europa. Um dos corpos estáveis mantidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), a Camerata estréia a temporada deste ano, com a obra do compositor alemão Georg Friedrich Haendel (1685 1759). O concerto será realizado nesta sexta-feira (13), às 20h e sábado (14), às 18h30, no Canal da Música. A temporada é patrocinada pela empresa Volvo.Para este concerto, a Camerata Antiqua, composta por 32 músicos, terá ainda a participação de dois solistas convidados, a soprano curitibana Marilia Vargas (que atualmente reside na Suíça) e o contratenor curitibano Paulo Mestre. A regência é do cravista, Nicolau de Figueiredo, que veio especialmente de Paris para reger a obra. O programa é composto por partituras mais antigas da carreira de Haendel: "Dixit Dominus", "Laudate Pueri" e "Nisi Dominus".
O "Dixit Dominus" é uma música baseada no salmo 109 da Vulgata Latina. Sua estrutura consta de 9 números e distingue-se por uma inspiração teatral para ilustrar as palavras do salmo. O "Laudate Pueri" apresenta a louvação a Deus (o ponto mais forte do espetáculo). "Nisi Dominus" é composto por cinco movimentos que tem como base os versos do salmo 126 e para finalizar, o último movimento, "Glória Patri". "São músicas imexíveis, algumas que já fizeram parte do nosso repertório, mas o público vai perceber que, com a regência de Figueiredo, elas estão especiais. Ele é um músico de grande expressividade, que acontece no palco e se preocupa em resgatar coisas que poderiam passar despercebidas nas partituras", desmancha-se em elogios Darcy Almeida, cantora e coordenadora da Camerata.
Viagem
No início do próximo mês de maio, 16 cantores do Coro da Camerata seguem em viagem para Portugal, onde participam do 29º Festival Internacional de Música do Algarve. O convite partiu do maestro português Osvaldo Ferreira, com quem a Camerata já fez dois concertos. Lá, o Coro fará cinco apresentações, sendo quatro delas com a Orquestra Sinfônica do Varzim e um concerto do Coro à Capela (acompanhados apenas por um organista), da obra "Missa Delitige", de Camargo Guarnieri, um dos mais celebrados compositores de música erudita brasileira, que, se estivesse vivo, completaria 100 anos em 2007. "É uma missa, com texto em latim, mas com sonoridade da alma brasileira", comentou Almeida. A cantora da Camerata e maestrina Helma Haller, assume a regência deste concerto. A missa foi cantada em 2006 na Alemanha, quando o grupo se apresentou com a Orquestra da Romênia. "Foi um grande sucesso. A gente percebe que a música brasileira é sempre muito bem-vinda, por isso, nestas viagens, apresentamos repertório nacional", completou a coordenadora da Camerata. Além da obra de Guarnieri, o conjunto vai interpretar, durante os concertos em Portugal, músicas de compositores brasileiros como o Henrique de Curitiba, Edino Krieger, Ronaldo Miranda, Villa-Lobos, Luiz Alvarez Pinto, entre outros. O grupo retorna ao Brasil no dia 23 de maio e já têm a agenda cheia de trabalho. Este ano, a Camerata vai estrear dois coros cênicos, no segundo semestre. O primeiro, previsto para o dia 28 de setembro, faz uma homenagem aos 300 anos de nascimento do dramaturgo italiano Carlo Goldoni. O espetáculo vai contar com regência de Wagner Polistchuk, direção cênica do italiano Roberto Innocente e participação especial do ator Luis Melo. No dia 23 de novembro, está prevista a estréia do segundo espetáculo, "Cores do Brasil", homenageando nosso país com os temas "Brasil Colônia", "Herança Indígena", "Brasil Império", "Herança Negra" e "Brasil Hoje" sob a regência de Helma Haller, direção cênica de Jacqueline Daher e participações especiais do pianista Paulo Braga e do percussionista Luiz Guello. Este último coro cênico será apresentado no 8º Simpósio Mundial de Música Coral, que acontece em julho de 2008, em Copenhagen, na Dinamarca. "A Camerata é um dos 24 coros do mundo selecionados para participar do simpósio. Nós recebemos o convite com muita alegria. É um reconhecimento internacional ao nosso trabalho", comemora Darcy Almeida.
Confira outras atrações musicais da capital no Guias e Roteiros
Serviço: Camerata Antiqua de Curitiba apresenta Georg Friedrich Haendel, com regência de Nicolau de Figueiredo. Sexta-feira (13) às 20h e sábado (14) às 18h30. Canal da Música (Rua Julio Perneta, 695) R$ 10,00 (ou R$ 5,00 mais um quilo de alimento). Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533 em horário comercial) ou no local, no dia do concerto.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião