Diferentes ritmos e timbres tomam conta de Curitiba, a partir deste domingo (7), com a realização da tradicional Oficina de Música, evento realizado anualmente no mês de janeiro. Obras de compositores brasileiros vivos como Henrique de Curitiba, Ernst Mahle, Ronaldo Miranda, Edino Krieger e Edmundo Villani-Côrtes compõem o cd "Versos Brasileiros", que a Camerata Antiqua de Curitiba apresenta na noite de domingo, durante o concerto de abertura da 25ª Oficina de Música de Curitiba, no Teatro Guaíra.
A maioria das composições reunidas em "Versos Brasileiros", 17º trabalho lançado pela Camerata, grupo formado por orquestra de câmara e coro, não tinha gravação anterior. Os ritmos são variados, passando por canções de ninar, choro e baião. A regência do concerto e das gravações do CD é do maestro Wagner Polistchuk, com a participação dos solistas Edna D´Oliveira (soprano) e Paulo Braga (piano). "Há sete anos que não gravávamos nada novo e no último ano conseguimos apoio para gravar este novo disco que está saindo do forno", comentou Darci Almeida, coordenadora e cantora da Camerata.
O grupo volta a se apresentar, dentro da programação da Oficina de Música, na terça-feira (9), no teatro do Sesc da Esquina. No repertório obras de Wolfang Amadeus Mozart. Ainda neste ano de 2007, o Coro da Camerata planeja realizar dois concertos cênicos, um deles em homenagem aos 300 anos de nascimento do dramaturgo italiano Carlos Soldoni, com participação do ator Luís Mello.
Oficina
A partir da segunda-feira (8), tem início as atividades programadas para a 25º Oficina de Música de Curitiba, dividida em três fases distintas. Até o dia 17, a primeira fase do evento concentra a programação das oficinas de música erudita e antiga. Os destaques, na agenda de música antiga, são as participações do cravista Nicolau de Figueiredo e do violoncelista barroco Dimos Goudaroulis. A música erudita contará com presença do chinês Yang Liu, laureado com o primeiro prêmio no concurso nacional de violino da China. Também participa o Trio St. Petersburg Virtuosen, que inaugurou a Oficina em 2006.
Entre 15 e 19 de janeiro será a vez da segunda edição da Oficina de Música Eletrônica. No dia 21, começa a terceira e última fase da programação, dedicada à música popular e ao blues. Entre os convidados estão Carlos Malta (flauta e conjunto de sopros) e André Mehmari (piano). No blues, presenças de André Christovam (guitarra) e Flavio Guimarães (harmônica).
Diariamente estão programados concertos e recitais de música em espaços como o teatro Sesc da Esquina, Canal da Música, Memorial de Curitiba e Parque São Lourenço. As apresentações em teatros custam R$ 10,00.
Veja outras atrações no Guias e Roteiros
O que você gostaria de ver na agenda cultural de Curitiba em 2007?
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Deixe sua opinião