Na próxima quarta-feira (23), às 18h30, a Casa Hoffman – Centro de Estudos do Movimento, em Curitiba, recebe o projeto “Caminhada Rumos”. O evento é uma parceria entre a instituição paranaense e o Itaú Cultural. Representado pelo gerente do Núcleo de Audiovisual, Claudiney Ferreira, e de Inovação, Marcos Cuzziol, o programa ganha sua 17ª edição, cujas inscrições estão abertas e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 6 de novembro.
A plataforma, que serve de estímulo à produção artística brasileira, recebe inscrições de projetos de todas as áreas de expressão e iniciativas híbridas, sem limitação dos campos de investigação. Seu formato dá grande liberdade para artistas, produtores e pesquisadores definirem as regras de produção e apresentação de seus trabalhos.
Caminhada Rumos 2015-2016
Com Claudiney Ferreira e Marcos Cuzziol, gerentes do Itaú Cultural
Quando: 23/09/2015, às 18h30
Quanto: entrada franca
Vagas: 100
Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento (Rua Doutor Claudino dos Santos, 58 - São Francisco)
Informações: (41) 3321-3228 ou pelo site da Fundação Cultural de Curitiba.
De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório Itaú Cultural na base de dados de inscritos na edição 2013-2014, do total de proponentes, 30% nunca haviam tentado se inscrever antes em algum outro edital. O formato aberto, a abrangência e a autonomia foram apontados por este grupo como razões para participarem do Rumos. O estudo indicou também que 97,11% deles consideraram o regulamento na forma de perguntas e respostas como um fator positivo para a compreensão do processo de inscrição no programa.
Entre as novidades instituidas na nova edição está a organização das propostas em três grandes campos: criação e desenvolvimento (concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais), documentação (organização e preservação de acervos relacionados à arte e à cultura brasileiras) e pesquisa (desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras). Outra inovação é o fim do teto orçamentário para as propostas, o que abre novas possibilidades para os proponentes.
O processo de seleção dos projetos também ganha uma nova fase. Antes de passarem para a Comissão de Seleção, as propostas agora serão examinadas por 30 avaliadores, cujos critérios de seleção a serem observados serão a singularidade do projeto, sua relevância e consistência.
De acordo com Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, o novo formato do Rumos atraiu um volume substancial de projetos e propostas que teriam dificuldade em encontrar guarida nos editais tradicionais. Na última edição do programa, já reformulada, foram registradas mais de 15 mil inscrições, sendo o recorde de edições anteriores de 2,6 mil.
Seguindo a política das edições anteriores, as inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 6 de novembro, exclusivamente através do site do programa. Os projetos começam a ser avaliados logo após o fechamento das inscrições e o trabalho da Comissão de Seleção será concluído até maio de 2016. Os contemplados serão informados por e-mail, no dia 10. Em seguida, o site do Itaú Cultural e os meios de comunicação divulgarão os resultados.
Assim como no edital anterior, não há número mínimo ou máximo de projetos, propostas ou obras a serem contemplados. Esta decisão será de exclusiva atribuição da Comissão de Seleção Rumos Itaú Cultural.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Deixe sua opinião