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Se os audiolivros facilitam o contato de deficientes visuais com a palavra escrita, são as legendas em português que permitem a quem tem dificuldade de audição acompanhar as produções audiovisuais, como cinema e teatro.

A campanha Legenda para Quem não Ouve, mas se Emociona surgiu em 2004, a partir de uma iniciativa do estudante pernambucano Marcelo de Carvalho Pedrosa, que notou a dificuldade que os deficientes auditivos possuíam para acompanhar a produção audiovisual brasileira – especialmente filmes nacionais e teatro. Desde então a campanha ganhou corpo e apoiadores por todo o Brasil, inclusive no Paraná.

No último dia 30, aproximadamente 100 voluntários se reuniram em frente ao Guairinha, durante o Festival de Teatro de Curitiba, para mobilizar os participantes do festival a aderirem a proposta de legendas nos espetáculos teatrais. Segundo a coordenadora da campanha no estado, Josiane Poleski, o encontro foi um sucesso. "A recepção foi boa, conseguimos vários apoios e assinaturas para o abaixo-assinado para aprovar o projeto n.º 4176/2004 que trata da colocação obrigatória da legenda nos eventos culturais", conta Poleski.

Serviço: Mais informações sobre a campanha e o abaixo-assinado podem ser acessados pelo site www.legendanacional.com.br.

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