Com mensalidades em torno de R$ 15, os canais por assinatura "adultos" ainda são considerados elitizados para os padrões de consumo brasileiros. Calcula-se que apenas 5% dos assinantes do país têm acesso a conteúdo erótico na televisão, mas os números apontam um crescimento significativo do segmento no último ano.

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Acompanhando o avanço recente da tevê paga no país (que cresceu 5% em 2004), os provedores de material adulto também registraram índices positivos em sua base de assinantes. A empresa Claxson, por exemplo, distribuidora dos canais Playboy TV, Vênus e G Channel (este voltado para o público gay), registrou um aumento de 27% em sua clientela entre os meses de abril de 2004 e 2005. Esse percentual representa um acréscimo de 163 mil novas assinaturas – o maior crescimento do setor na América Latina.

De acordo com um estudo realizado pela Claxson no Brasil, os canais com conteúdo sexual têm alta aceitação no país, principalmente aqueles do estilo hardcore (altamente explítico). A pesquisa ainda apontou a preferência por uma programação variada, não baseada somente em filmes, mas sempre "dentro dos limites do bom gosto" – um conceito subjetivo, diga-se de passagem.

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De olho nos gostos do público brasileiro, os canais do gênero passaram a investir em produção local. Nesse sentido, o destaque fica por conta do Canal Adulto, presente em cerca de 90% dos motéis do país e responsável por um dos programas mais insólitos de todos os tempos: Ao Vivo no Paraíso. Como diz o título, trata-se da primeira atração de sexo explícito transmitida em tempo real para todo o Brasil.

O formato é simples. Um casal de atores pornô mantém relações em frente às câmeras enquanto os telespectadores participam, por telefone, sugerindo posições e opinando sobre a performance da dupla. "Interatividade" é o mote da atração, que ganhou uma versão chamada Assinante Garanhão, na qual o público de casa pode se inscrever previamente para contracenar com uma atriz "especializada" na matéria. Para breve, estão previstas as estréias de similares protagonizados por mulheres e casais de assinantes.

"Para lançar promoções e atrair mais assinaturas, estamos levando a equipe até diversas praças diferentes. Chamamos o assinante e o programa vai ao ar de lá", explica José Simon Sanches, gerente do Canal Adulto. Ele acredita que o sucesso da atração se deve à fidelidade do público. "Assim como qualquer canal de tevê, temos os fãs de carteirinha que sempre imploram para participar, ver ou nos visitar. Resolvemos então ir além e oferecer algo mais arrojado. Já percebemos que era isso mesmo que queriam", afirma.

A última edição do Assinante Garanhão aconteceu em um motel de Curitiba. Goiânia e Brasília serão as próximas cidades visitadas pela trupe do canal. (OG)

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