Com uma audiência em potencial de 80 milhões de cachorros, foi criado nos Estados Unidos o "DogTV", primeiro canal de televisão com programação dedicada única e exclusivamente aos animais de estimação, que passam cada vez mais tempo sozinhos em casa enquanto seus donos trabalham.
O "DogTV", a primeira iniciativa que oferece uma programação exclusivamente para cães, surge em contrapartida ao sucesso televisivo do programa "O Encantador de Cães", de César Millán, e leva ao extremo os cinco mil vídeos disponíveis no YouTube que mostram cachorros olhando fixamente para a tela.
O canal, vinculado à plataforma de televisão por assinatura DirecTV e disponível também na internet, oferece uma promoção gratuita durante as duas primeiras semanas de agosto com o objetivo de chegar a 46 milhões de famílias americanas que tenham cachorro e conscientizar os donos, de maneira progressiva, em relação ao bem-estar mental de seus mascotes.
"O que mais queremos é que os cachorros tenham bons momentos com seus pais, mas infelizmente eles passam muito tempo sozinhos em casa porque temos que trabalhar. Esta televisão é uma maneira de ajudá-los", disse o executivo-chefe do "DogTV", Gilad Neumann, ao canal "CNBC".
A proposta da emissora para cães é mais elaborada do que parece e utiliza dados de um estudo científico prévio: na gama de cores utilizada predominam o vermelho e o verde, já que os cachorros não distinguem o amarelo e o azul; a música, os sons e as frequências se adaptam àqueles que são agradáveis para o ouvido canino; e o conteúdo procura "estimular psicologicamente" estes animais.
Além disso, as televisões de LCD, que emitem as imagens a 100 hertz, anularam a diferença que se produzia entre a visão humana - que conecta imagens em movimento a partir de 50 e 60 hertz - e a canina - entre 70 e 80 hertz.
Antes, com o antigo sistema de televisão, um cachorro percebia o salto de imagem e via a programação como "frames" descontínuos.
Os criadores do "Dog TV" se baseiam em uma pesquisa do American Kennel Club e da marca de comida para cachorros IAMS que revelou que quase a metade dos donos entrevistados constatou que seus cachorros já tinham demonstrado interesse pelo que passa na televisão.
A programação do "DogTV" é exibida 24 horas por dia durante toda a semana e se divide em três grandes blocos. "Os cachorros, como os humanos,também ficam entediados quando assistem sempre a mesma coisa", garantiu o executivo-chefe da emissora.
O primeiro bloco é de programas relaxantes que mostram paisagens espetaculares e outros cachorros "relaxando", sem nada que agite os espectadores.
O segundo é dedicado a programas estimulantes, com mais movimento, mais interação entre vários cachorros e sons mais "brincalhões". O canal educativo "usa os avanços da ciência veterinária, ajuda os cachorros a reagirem melhor diante dos diferentes estímulos de seu dia a dia", segundo detalha o "DogTV".
Por enquanto, não há publicidade e o preço deste canal oscila entre US$ 5 e US$ 10 mensais, de acordo com o pacote de ofertas de canais, mas, de qualquer forma, é muito mais barato que as creches de cachorros que estão na moda e já cobram mais de US$ 100 por mês.
"Os estudos indicam que os cachorros se sentem melhor com a companhia da televisão, e especialmente com o conteúdo adequado", afirma o "DogTV", que garante que sua programação é para cachorros de todas as idades.
O canal não exclui outros animais de estimação, mas escolheu se dedicar aos cães por serem "os melhores amigos do homem".
"Os gatos não são tão sociáveis e não sofrem tanto com a solidão", concluiu o canal.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo