Fama de tímido ele tem. De grande conhecedor da alma feminina, nem se fala. Por causa da série em DVD que está em cartaz em um canal por assinatura da DirecTV, Chico Buarque acrescentou às características já conhecidas de sua personalidade adjetivos como piadista e bem-humorado. Este outro lado do compositor e cantor é mais um motivo para ficar ligado na continuação da série "Chico Buarque Especial", que estréia esta terça-feira (11) o 9º episódio: "Uma palavra".

CARREGANDO :)

O programa foi gravado em Lisboa e em Budapeste no mês de julho deste ano. A série mostra um dos aspectos mais importantes da obra do autor: sua relação com a palavra e com a língua portuguesa. Para Chico, territórios que ele transita sem medo algum.

- A palavra é uma canção que fala da poesia na música e do poder da palavra sobre o criador. Existem vantagens e desvantagens de escrever em português. Eu li muita poesia, literatura brasileira, teve uma época que queria ser Guimarães Rosa - revela o artista no programa.

Publicidade

Luiz Eduardo Baptista, diretor da DirecTV, conseguiu realizar tal projeto com recursos da Ancine, Agência Nacional do Cinema. Ele comemora o resultado

- O Chico estava há alguns anos sem falar e, se optasse pelo sim, não falaria com qualquer diretor. Tínhamos que ter recursos para bancar isso. A química entre ele e o diretor Roberto de Oliveira aconteceu e resolvemos apostar. O projeto vem dando tão certo que é sucesso absoluto na América Latina e o DVD vendeu muito bem - diz

Também feliz com o resultado da série, Roberto de Oliveira não encontrou muitas dificuldades para realizá-la. Segundo ele, o mito de que seria difícil fazer um programa com um personagem alheio a câmeras e com um elevado grau de timidez foi completamente quebrado.

- Não tive muitas dificuldades, Chico estava super afim de falar, encontrei as mesmas intempéries de qualquer produção, sabe? Ou uma pessoa da equipe fica doente, ou o tempo não colabora com a filmagem. Talvez o mais difícil seja a questão dos direitos autorais. Nestes programas, pagamos mais de 130 cachês para diversos artistas - explica o diretor.

A atração deve emocionar os fãs mais desavisados, já que consegue mostrar até mesmo o nervosismo do cantor prestes a conhecer a cidade que descreveu em seu livro, "Budapeste". Assim que o avião chega a seu destino, Buarque narra para as câmeras:

Publicidade

- Finalmente encontrei a cidade que imaginei. Estou um pouco nervoso, um pouquinho temeroso de chegar aqui, pois foram dois anos imaginando essa cidade. Chegar a Budapeste é como chegar à outra terra. Me senti à vontade, tive a impressão de que já conhecia o lugar.

O programa começa em Lisboa, ao lado da Torre de Belém, de onde partiram os navegantes em busca de novas terras, levando a língua portuguesa pelo mundo. Ali, Chico fala das letras das músicas, das preocupações literárias, dos ciclos que se sucedem, em que é apenas o compositor e o seguinte, quando é o escritor. E é assim, como escritor, e não num palco, que ele se vê terminando sua trajetória.

- Aos 94 anos, quando não puder mais fazer shows, vou me dedicar somente à literatura - brincou o artista, que desde cedo teve a orientação de seu pai, Sérgio Buarque de Hollanda, para seus primeiros escritos.

Para assistir:

Canal 605 - DirecTV

Publicidade

Estréia: Ter, 11 de outubro, às 12h, 14h, 16h, 18h, 20h, 22h e 0h.

Reapresentações:

De 12 a 20 de outubro, às 12h, 14h, 16h, 18h, 20h, 22h e 0h.