São Paulo - O Festival de Cannes 2010 anunciou sua seleção oficial e o filme de abertura: Robin Wood, de Ridley Scott. A 63.ª edição do evento, que acontece de 12 a 23 de maio na França, terá a participação do cineasta brasileiro Cacá Diegues, que integra o júri dos curta-metragens e é destaque nas exibições especiais com o novo Cinco Vezes Favela, Agora por Nós Mesmos. O filme é uma releitura dos cinco episódios que compunham Cinco Vezes Favela, de 1962. Diegues dirigiu um deles, chamado "Escola de Samba Alegria de Viver.
Desta vez, as histórias que integram o filme são contadas por jovens que vivem em favelas cariocas. Na mostra competitiva, o festival divulgou até agora 16 produções selecionadas. Dentre elas, quatro filmes franceses e quatro asiáticos.
Neste ano, o júri da competição é presidido pelo diretor norte-americano Tim Burton. A mostra paralela Um Certo Olhar traz como destaque o novo filme de Jean-Luc Godard, Film Socialisme (filme socialismo, na tradução livre), e de Manoel de Oliveira, O Estranho Caso de Angélica. A presença asiática também ocorre nesta mostra, com dois filmes selecionados. Três produções do Leste Europeu integram a seleção. Os diretores Woody Allen, Stephen Frears e Oliver Stone participam do festival fora da mostra competitiva.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião