A terça-feira (8) está marcada pela renovação no roteiro de exposições da capital paranaense. São mostras de arte e lazer contemporâneas. Uma das mostras lembra um ídolo brasileiro e as demais apresentam o trabalho de novos artistas. A Casa Andrade Muricy (CAM) é um dos espaços que abre duas novas mostras, somando as novidades com o ParkShopping Barigüi e a Galeria Espaço de Arte.
A partir desta terça os curitibanos vão poder matar a saudade dos tempos em que o Brasil marcava presença no campeonato mundial de Fórmula 1, com o Espaço Multimídia Instituto Ayrton Senna, instalado no ParkShopping Barigüi. Um dos principais destaques do Espaço é a exposição de seis capacetes do piloto, que contam sua trajetória no automobilismo nacional e internacional. No local o público pode tirar fotos com os capacetes do Senna, desde que faça uma doação de R$ 10,00 ao Instituto. A CAM abre duas novas exposições: "Cartas" e "Qhapaq Ñan - O Caminho dos Incas". A primeira reúne 60 desenhos e pinturas do artista plástico gaúcho Alfredo Aquino. Formas geométricas misturadas a figuras estão presentes nas 15 telas com pintura a óleo e nos 45 desenhos trabalhados com diferentes técnicas. Já a segunda mostra conta a história de Qhapaq Ñan, através de um conjunto de 80 imagens que mostram a beleza do caminho, suas ramificações no Peru, e denotam a importância que ele teve para a integração cultural nos Andes. O caminho tem aproximadamente 40 mil quilômetros, dos quais 23 mil já foram registrados pelos arqueólogos. Peru, Bolívia, Equador, Chile, Argentina e Colômbia trabalham para que o Caminho dos Incas seja inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.A dupla de artistas plásticos Priscila Rizzo e Angel Maté, abrem a mostra "Tirocínios", na Galeria Espaço de Arte. Na exposição destaque para a série "Giz", de Maté, formada por trabalhos feitos em quadro-negro. São desenhos feitos com giz que reproduzem obras-primas de artistas como El Greco, Leonardo Da Vinci, Rembrandt, Rubens e Alma Tadema. A intenção é exercitar a reflexão do espectador sobre a noção de tempo e de valor de uma obra de arte. Para dialogar com os quadros-negros, o artista exibe, em uma outra sala, serigrafias feitas a partir de fotografias das mesmas obras retratadas com giz, mas com interferências em Corel Draw e molduras barrocas. Já Rizzo apresenta telas de grandes dimensões, com cores fortes que retratam o modo particular da artista ver o mundo.
Confira o roteiro de exposições
Serviço: Espaço Multimídia Instituto Ayrton Senna. Abertura terça-feira (8) às 13 horas. De segunda a sexta, das 11h às 23h; sábado, das 10h às 23 h; domingos, das 12h às 21h. Praça Central do ParkShopping Barigüi (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600) Entrada franca. Até 20 de agosto.
"Cartas" até 24 de setembro e "Qhapaq Ñan - O Caminho dos Incas" até 3 de setembro. Abertura às 19 horas. De terça-feira à sexta-feira das 10h às 19h; sábado, domingo e feriado das 10h às 16h. Casa Andrade Muricy (Rua Doutor Muricy, 915) Tel.: 3321-4786. Entrada franca.
"Tirocínios" exposição dos artistas plásticos Angel Maté e Priscila Rizzo. Abertura às 20 horas. De segunda a sexta, das 9 às 12 horas, e das 13h30 às 19 horas; sábados, das 9 às 13 horas. Galeria Espaço de Arte (Rua Alberto Folloni, 1534, Ahu) Tel.: 3015-6320. Entrada franca. Até 15 de setembro.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião