A terça-feira (8) está marcada pela renovação no roteiro de exposições da capital paranaense. São mostras de arte e lazer contemporâneas. Uma das mostras lembra um ídolo brasileiro e as demais apresentam o trabalho de novos artistas. A Casa Andrade Muricy (CAM) é um dos espaços que abre duas novas mostras, somando as novidades com o ParkShopping Barigüi e a Galeria Espaço de Arte.
A partir desta terça os curitibanos vão poder matar a saudade dos tempos em que o Brasil marcava presença no campeonato mundial de Fórmula 1, com o Espaço Multimídia Instituto Ayrton Senna, instalado no ParkShopping Barigüi. Um dos principais destaques do Espaço é a exposição de seis capacetes do piloto, que contam sua trajetória no automobilismo nacional e internacional. No local o público pode tirar fotos com os capacetes do Senna, desde que faça uma doação de R$ 10,00 ao Instituto. A CAM abre duas novas exposições: "Cartas" e "Qhapaq Ñan - O Caminho dos Incas". A primeira reúne 60 desenhos e pinturas do artista plástico gaúcho Alfredo Aquino. Formas geométricas misturadas a figuras estão presentes nas 15 telas com pintura a óleo e nos 45 desenhos trabalhados com diferentes técnicas. Já a segunda mostra conta a história de Qhapaq Ñan, através de um conjunto de 80 imagens que mostram a beleza do caminho, suas ramificações no Peru, e denotam a importância que ele teve para a integração cultural nos Andes. O caminho tem aproximadamente 40 mil quilômetros, dos quais 23 mil já foram registrados pelos arqueólogos. Peru, Bolívia, Equador, Chile, Argentina e Colômbia trabalham para que o Caminho dos Incas seja inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.A dupla de artistas plásticos Priscila Rizzo e Angel Maté, abrem a mostra "Tirocínios", na Galeria Espaço de Arte. Na exposição destaque para a série "Giz", de Maté, formada por trabalhos feitos em quadro-negro. São desenhos feitos com giz que reproduzem obras-primas de artistas como El Greco, Leonardo Da Vinci, Rembrandt, Rubens e Alma Tadema. A intenção é exercitar a reflexão do espectador sobre a noção de tempo e de valor de uma obra de arte. Para dialogar com os quadros-negros, o artista exibe, em uma outra sala, serigrafias feitas a partir de fotografias das mesmas obras retratadas com giz, mas com interferências em Corel Draw e molduras barrocas. Já Rizzo apresenta telas de grandes dimensões, com cores fortes que retratam o modo particular da artista ver o mundo.
Confira o roteiro de exposições
Serviço: Espaço Multimídia Instituto Ayrton Senna. Abertura terça-feira (8) às 13 horas. De segunda a sexta, das 11h às 23h; sábado, das 10h às 23 h; domingos, das 12h às 21h. Praça Central do ParkShopping Barigüi (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600) Entrada franca. Até 20 de agosto.
"Cartas" até 24 de setembro e "Qhapaq Ñan - O Caminho dos Incas" até 3 de setembro. Abertura às 19 horas. De terça-feira à sexta-feira das 10h às 19h; sábado, domingo e feriado das 10h às 16h. Casa Andrade Muricy (Rua Doutor Muricy, 915) Tel.: 3321-4786. Entrada franca.
"Tirocínios" exposição dos artistas plásticos Angel Maté e Priscila Rizzo. Abertura às 20 horas. De segunda a sexta, das 9 às 12 horas, e das 13h30 às 19 horas; sábados, das 9 às 13 horas. Galeria Espaço de Arte (Rua Alberto Folloni, 1534, Ahu) Tel.: 3015-6320. Entrada franca. Até 15 de setembro.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula