A obra "Dom Casmurro", de Machado de Assis, ganha uma leitura teatral com a montagem "Capitu Memória Editada", que estréia nesta quinta-feira (29), no Teatro da Caixa, em Curitiba.
A peça conta a história original do livro, mas não de forma linear, a intenção é apresentar para o público a sensação de mistério do romance. A trama é contada não só pela memória de Bentinho (como no livro), par de Capitu, mas também por personagens paralelos e contemporâneos, que interagem com o texto de Machado de Assis e fazem referência a ele.
"Procuramos uma dinâmica de interatividade, com os atores convidando a platéia a discutir cenas do livro ao mesmo tempo em que a história original é contada", explicou Edson Bueno, diretor do espetáculo. "Quem conhece a obra vai conversar, aproveitar mais o espetáculo", acrescentou o diretor.
O elenco é formado por cinco atores paranaenses que se revezem em vários personagens. O projeto é uma iniciativa de Janja, atriz que integra o elenco e tinha um gosto pessoal pelo romance. Além dela estão no elenco Regina Bastos, Luis Carlos Pazello, Elder Gattely e Marcelo Rodrigues.
O diretor Edson Bueno, autor do texto da peça, diz que foi um desafio adaptar "Dom Casmurro" para linguagem teatral. "Eu tinha lido na adolescência e reler foi muito interessante. Percebi agora as sutilezas e ironia de Machado de Assis. É uma obra muito especial e acredito que não só para literatura brasileira" comentou Bueno. Apesar do trabalho intenso, com pelos menos oito leituras do livro para escrever o texto da peça, o diretor disse que gostou tanto da obra de Machado de Assis que pretende adaptar outro livro do escritor, "O Alienista", para o teatro, no próximo ano.
Confira a programação dos teatros
Serviço: "Capitu Memória Editada". De 29 de setembro a 16 de outubro, de quarta-feira a sábado às 21h e domingo às 20h. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280) Tel.: 3321-1950. R$ 10,00 e R$ 5,00.