Cantor e compositor da mesma geração de Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, Carlos Lyra produziu seu último álbum, "Sambalanço" no Rio de Janeiro em 2000 a pedido do mercado japonês. É com base no repertório desse disco, lançado no Brasil em 2004, que o carioca se apresenta nesta sexta-feira (11) no Sesc da Esquina, exatamente no dia do seu 68.º aniversário.
A versão nacional de "Sambalanço" veio para quebrar uma seqüência de lançamentos que insistiam em requentar os sucessos antigos de Lyra. Isso não chega a ser mau, afinal canções como "Primavera", "Marcha da Quarta-feira de Cinzas" e "Influência do Jazz" são sempre novas porque foram feitas para ficar, nas palavras do jornalista e escritor Ruy Castro, autor do livro "Chega de Saudade A História e as Histórias da Bossa Nova" (Companhia das Letras).
O disco faz jus a uma figura importante da música brasileira que nunca deixou de criar, mas que não tinha chance de mostrar suas novidades. Algumas faixas, como "Os Olhos da Madrugada", "Gente do Morro", "Só Choro Quando Estou Feliz" e "Um abraço no João", não são exatamente novas, mas ainda não haviam sido integradas à discografia oficial de Lyra.
O disco marcou ainda a parceria do músico com a filha Kay em "O Barco e a Vela", composta pelo sobrinho Cláudio. Entre as outras canções, estão "Pode Ir", uma composição pouco conhecida de Lyra com Vinicius de Moraes, "Lobo Bobo" e outras três escritas em parceira com Ronaldo Bôscoli.
Carlos Lyra tem 29 discos lançados, entre vinis e CDs, em 50 anos de carreira. Compôs para filmes, teatro, escreveu livros, deu aulas de violão numa academia própria e foi gravado por um sem-número de músicos e cantores do mundo todo.
Há dois anos, ele produziu seu primeiro DVD, "50 Anos de Música", lançado pela Biscoito Fino e repleto de clássicos, incluindo as bossas que fizeram sua fama, mais as músicas de "Sambalanço".
Para saber mais sobre o músico acesse seu site pessoal, na internet (www.carloslyra.com).
Confira a programação completa no Guias e Roteiros
Serviço: Sambalanço, Show de Carlos Lyra com músicas do disco homônimo. Sexta-feira (11) às 21 horas. Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969) Tel.: 3304-2222. R$ 20,00 e R$ 10,00 (para comerciários).