Sessões
Carreras
Brasil, 2013. Direção de Salete Machado. Com Jackson Antunes, Talício Sirino e Diegho Kozievitch. 75 min. Classificação indicativa: livre. Cineplus do Shopping Jardim das Américas, às 13h15.
O universo do automobilismo é, ao mesmo tempo, o tema principal e o pano de fundo dramático do longa-metragem Carreras, dirigido por Salete Machado, estrelado por Talício Sirino e atualmente em cartaz no Cineplus do Shopping Jardim das Américas em seguida, deverá ser exibido nos Cineplus Água Verde e Xaxim.
Salete e Talício, casados fora das telas, são o corpo e a alma da Tigre Filmes, que fez fama no audiovisual do estado produzindo histórias de ação e aventura com sotaque do oeste do estado.
Embora seja impossível dissociar o filme do mundo das corridas de carro, Salete conta que, quando começou a escrever o roteiro de Carreras, tanto quanto essa temática, ela tinha em mente uma premissa dramática. Queria contar as histórias de pais e filhos, cujas vidas são entrelaçadas nas curvas do histórico autódromo de Cascavel.
Jackson Antunes, conhecido do grande público por suas participações em novelas de sucesso como Renascer e A Favorita, vive o papel de Barreto, um homem rico e poderoso que faz de sua ambição de transformar seu filho, o mimado Juninho (Diegho Kozievitch, de Curitiba Zero Grau) em um campeão das pistas uma obsessão.
O outro filho da trama é Pedrão (Talício Sirino), um mecânico que sonha em se tornar piloto da categoria V8, mas tem contra si o fato de já ter passado dos 40 anos e não ter qualquer patrocínio. Apenas o apoio do pai, Seu Inácio (Adolfo Pimentel).
Os destinos de Juninho e Pedrão, cujas vidas não poderiam ser mais diferentes, apesar de terem em comum a paixão pela velocidade, darão o tom ao filme, na medida em que ambos buscam triunfar na mitológica corrida Cascavel de Ouro.
Documentário
Há em Carreras, filme de baixo orçamento (R$ 330 mil, aproximadamente), um híbrido de ficção e documentário. Antes da trama ficcional se iniciar, há um breve curta introdutório, que oferece ao espectador uma viagem pelos mais de quarenta anos da corrida Cascavel de Ouro, da qual participaram muitos pilotos, a exemplo de Nelson Piquet, sendo conhecida tanto por ser uma prova de longa duração quanto por sua tradição democrática de possibilitar que diversas categorias de motores e pilotos de distintas classes sociais pudessem competir em igualdade de condições.
Deixe sua opinião