Os vencedores do Prêmio RPCTV 2009. Os Melhores em Cena foram conhecidos na noite da última quarta-feira, em evento realizado no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba. Foram premiadas as melhores produções exibidas entre abril e dezembro do ano passado no quadro "Casos e Causos", do programa Revista RPC.
O filme E Agora José?, da produtora WG7 BR, venceu três das cinco categorias: melhor filme, roteiro e ator. O júri, formado por profissionais das áreas de artes e cultura, colunistas, críticos e autoridades, escolheu Wellington como melhor ator. O roteiro vencedor foi desenvolvido por Gil Baroni e Monica Rischbieter. Rosana Stavis levou o prêmio de melhor atriz com a atuação em O Hóspede Secreto, também da WG7 BR. A melhor produção ficou com O Casarão, produzido pela Arte Lux Produções.
Premiada em três categorias, Mônica Rischbieter, sócia da produtora WG7BR, destaca a importância do espaço que a RPCTV oferece para as produções locais e que "o Prêmio RPCTV é um verdadeiro show de talentos", diz. Wellington, que foi eleito o melhor ator, acrescenta que a iniciativa valoriza o trabalho dos profissionais que atuam no Paraná. "O Casos e Causos é uma vitrine para o ator mostrar o seu talento. Atuo há 29 anos, mas são poucas as pessoas que frequentam teatro e nos conhecem. Por isso, a visibilidade que a tevê proporciona contribui significativamente com a divulgação do nosso trabalho."
A produtora responsável por O Casarão, Laura Dalcanale, afirma que, para a indústria independente, o Prêmio RPCTV se estabelece como uma referência, já que valoriza as produções de teledramaturgia local. "Por se tratar de ficção, é algo inédito. A RPC é a única a abrir um espaço neste formato, que demanda maior número de pessoas no elenco e profissionais técnicos." Para Laura, o prêmio de melhor produção reconhece o trabalho de toda a equipe que participou do processo. "Estamos felizes com este prêmio, pois todo mundo é contemplado. Parabéns a equipe toda", acrescenta.
A atriz Rosana Stavis conta que foi um trabalho muito especial desde o início, quando Fernando Severo (diretor do filme) a convidou para protagonizar Hóspede Secreto. "Consegui desenvolver o trabalho com muito carinho e o resultado só podia ser este, ganhar este prêmio", diz emocionada.
O diretor de Programação e Produção da RPCTV, Vandelino Gonçalves, complementa que o objetivo do prêmio é valorizar o trabalho realizado pelas produtoras do Paraná, movimentando o mercado de produção, redação, elenco e técnicos. "Com isso, o audiovisual se profissionaliza ainda mais, gerando novas oportunidades aos profissionais", comenta Gonçalves, que anuncia novas categorias para a edição do próximo ano, a de melhor ator e atriz coadjuvantes, e a de melhor direção.
Além das premiações e da participação do humorista Diogo Portugal e a jornalista Maria Amélia Lonardoni como mestres de cerimônia, esquetes foram apresentados pelos humoristas paranaenses Fábio Silvestre, Hélio Barbosa, Alisson Diniz, Richard Rebelo e Fábio Lins.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião