O Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão ameaçou na segunda-feira entrar com uma ação legal contra um comediante britânico, que retrata o país da Ásia central como uma nação habitada por bêbados.
Sacha Baron Cohen, que faz uma imitação do apresentador de televisão cazaque Borat no programa "Da Ali G Show", ganhou fama ridicularizando o Cazaquistão, o nono maior país do mundo mas ainda pouco conhecido por muitos no Ocidente, em canais de televisão dos EUA e da Grã-Bretanha.
Cohen parece ter atraído a ira das autoridades cazaques depois de ter apresentado a premiação anual da MTV Europe Musica em Lisboa, no início deste mês, como Borat, que chegou em um avião da Air Kazakh controlado por um piloto de um olho só agarrado a uma garrafa de vodca.
- Não descartamos que Mr. Cohen esteja servindo à ordem política de alguém planejada para apresentar o Cazaquistão e seu povo de forma depreciativa - disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão Yerzhan Ashykbayev.
- Nos reservamos ao direito de tomar uma ação legal para evitar novas brincadeiras deste tipo - disse o porta-voz sem dar maiores detalhes.