Livro de editora-executiva da Gazeta é finalista do Jabuti

"Quem Vai Cuidar dos Nossos Pais?", da jornalista Marleth Silva, é um ensaio sobre as pessoas que cuidam de idosos dependentes

Leia a matéria completa

CARREGANDO :)

A Câmara Brasileira do Livro divulgou nesta terça-feira os dez primeiros colocados das 20 categorias do 49 Prêmio Jabuti, um dos mais importantes prêmios literários brasileiros.

Publicidade

Na categoria Romance, os finalistas são "Pelo fundo da agulha", de Antonio Torres, "Desengano", de Carlos Nascimento Silva, "Mãos de cavalo", de Daniel Galera, "Vista parcial da noite", de Luiz Ruffato, "Os vendilhões do templo", de Moacyr Scliar, "A décima segunda noite", de Luis Fernando Verissimo, "Música perdida", de Luiz Antonio de Assis Brasil, "O segundo tempo", de Michel Laub, "A confissão", de Flávio Carneiro, e "Bóris e Dóris", de Luiz Vilela.

Na categoria Poesia, foram incluídos, entre outros, "Imitação do amanhecer", de Bruno Tolentino, "Memórias inventadas", de Manoel de Barros, "Meridiano celeste", de Marco Lucchesi, e "Raro mar", de Armando Freitas Filho.

Isabel Lustosa, com "D. Pedro I", Lira Neto, com "O inimigo do rei", Fernando Henrique Cardoso, com "A arte da política", e Jorge Caldeira, com "O banqueiro do sertão", são alguns dos finalistas na categoria Biografia.

Como livro de reportagem, "A República Negra - Histórias de um repórter sobre as tropas no Haiti", de Luis Kawaguti, repórter do jornal Diário de S. Paulo,"Políticos do Brasil", de Fernando Rodrigues, "Rua do Ouvidor 110", de Lucila Soares, e "O nome da morte", de Klester Cavalcanti, estão entre os selecionados. A lista completa pode ser vista no site www.cbl.org.br.

Neste ano, foram inscritos 2.052 livros publicados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2006. A escolha dos vencedores será no dia 15 de agosto. Os prêmios de maior valor, para o melhor livro de ficção e o de não-ficção do ano (cada um levará R$ 30 mil), só serão anunciados na cerimônia de premiação, na Sala São Paulo da Estação Júlio Prestes, dia 31 de outubro. Em 2006 os premiados foram Milton Hatoum e Ruy Castro, com "Cinzas do Norte" e "Carmen", respectivamente.

Publicidade