A Câmara Brasileira do Livro divulgou ontem a lista dos vencedores do 49.º Prêmio Jabuti. Cada uma das 20 categorias é dividida em 1.º, 2.º e 3.º lugares. Desengano, de Carlos Nascimento Silva (Agir) foi o melhor romance do ano, seguido de Vista Parcial da Noite, de Luiz Ruffato (Record), e Pelo Fundo da Agulha, de Antonio Torres (Record). Na modalidade contos e crônicas, Ferreira Gullar e os seus Resmungos (Imprensa Oficial) ficaram em 1.º lugar, seguidos de A Casa da Minha Vó e Outros Contos Exóticos, de Artur Oscar Lopes (Edição do autor) e O Volume do Silêncio, de João Anzanello Carrascoza (Cosac Naify).
Cantigas do Falso Alfonso El Sabio, de Affonso Ávila (Atêlie Editorial) terminou como o mais importante livro de poesia de 2006, seguido de Cântico para Soraya, de Neide Archanjo (A Girafa), e Raro Mar, de Armando Freitas Filho (Companhia das Letras). O poeta Bruno Tolentino recebeu uma homenagem póstuma pelo livro A Imitação do Amanhecer (Globo).
Entre os livros infantis, os três colocados foram Lampião e Lancelote, de Fernando Vilela (Cosac Naify), João por um Fio, de Roger Mello (Companhia das Letras), e Felpo Filva, de Eva Funari (Moderna). Entre as biografias, Anita Malfatti, de Marta Rossetti Batista (Editora 34) foi a vencedora.
Esses são alguns dos livros que concorrem ao prêmio de melhor livro do ano, a ser divulgado na noite da premiação, no dia 10 de outubro.
A lista completa com os vencedores pode ser acessada no site da Câmara Brasileira do Livro: www.cbl.org.br.
Deixe sua opinião