Mafuá é o primeiro álbum realmente autoral do violonista Yamandu Costa| Foto: Divulgação

Primeiro trabalho realmente autoral de Yamandu Costa, um dos principais violonistas brasileiros, o disco Mafuá, gravado em 2007, finalmente é lançado no Brasil. O CD, de 13 faixas instrumentais – dez de autoria do violonista –, foi lançado na Europa em 2008, e chega às lojas brasileiras pela Biscoito Fino.

CARREGANDO :)

O álbum foi produzido pelo violonista e produtor alemão Peter Finger, que conheceu Yamandu em 2005, durante um festival no sul da Alemanha. Impressionado com o músico brasileiro, Finger convidou Yamandu para tocar no Open Strings Festival, na cidade alemã de Osnabrück, e gravar um disco em seu estúdio. O músico gaúcho aceitou o convite voltou à Alemanha em 2007 para gravar com o produtor. As sessões duraram três dias.

As músicas escolhidas para o trabalho autoral de Yamandu estavam sendo escritas há anos, de acordo com o músico. Em depoimento no encarte do CD, Finger – que também é um importante violonista em seu país – diz que não foi necessário nenhum truque técnico. "Depois de uma sessão de dez horas no estúdio, Yamandu queria ir tomar uma cerveja em um bar", conta.

Publicidade

As composições passam por gêneros como choro, samba e tango. A primeira faixa, "El Negro Del Branco", conta com a voz de Yamandu em uma dos belos trechos da música, que tem uma impressionante diversidade de temas ligados por transições engenhosas. A exploração virtuosa do violão e os trechos explosivos, marcas da obra de Yamandu, estão presentes em todo o disco.

Serviço

Mafuá, de Yamandu Costa. Biscoito Fino.

Preço médio: R$ 34,90.

Publicidade