Mostra
Neorrealismo Italiano
Cine Omar Shopping Omar (R. Comendador Araújo, 268, Centro), (41) 3016-3400. De 1º de agosto a 6 de setembro, sempre às 19 horas. Os ingressos devem ser retirados pessoalmente no balcão de informações do Cine Omar mediante cadastro. Os espectadores têm direito a pipoca e estacionamento grátis durante o período do filme. Sujeito a lotação (25 lugares por sessão)
Programe-se
Cineclube Sesi Wes Anderson
Centro Cultural Sistema Fiep Sala Multiartes (Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico), 0800 648 0088. Todas as quintas-feiras de agosto, às 19h30. Entrada franca.
Festival de Cinema Indiano
Museu Oscar Niemeyer Auditório Poty Lazzarotto (R. Marechal Hermes, 999, Centro Cívico), (41) 3350-4400. Domingo (4), às 14h, 17h e 19 horas. Segunda-feira (5), às 16h e às 19 horas. Entrada franca.
Sem poder contar com o estúdio e teatro Cinecittà, responsável por grande parte da produção de cinema italiano, alguns cineastas do país, no pós Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e com o complexo cinematográfico destruído, resolveram ir às ruas para realizar seus filmes, que deixaram de lado a bela e turística Itália para retratar suas mazelas e problemas. O movimento, denominado Neorrealismo, produziu apenas com as câmeras nas mãos e muitas ideias, influenciando várias iniciativas posteriores. A partir de amanhã, o projeto Cine Omar exibirá, até o começo de setembro, os principais títulos do movimento.
A mostra Neorrealismo Italiano tem início com a exibição do documentário Roberto Rossellini (2011), dirigido por Carlo Lizzani. Haverá ainda um bate-papo com o curador do Cine Omar e crítico de cinema, Marden Machado, com o professor da UFPR Hugo Mengarelli e com o repórter e crítico de cinema da Gazeta do Povo Paulo Camargo. Grande parte dos filmes exibidos foram produzidos, além de Rossellini, por Vittorio De Sica e Luchino Visconti. "A maior parte dos filmes são deles, mas foram incluídos outros que são posteriores ao movimento mas que mantêm a estética, como Noites de Cabíria, do Fellini, e O Grito, de Michelangelo Antonioni", destaca Machado.
Fora a característica principal da produção na rua, o Neorrealismo, explica o curador, procurou ficar o mais próximo possível da realidade vivida na Itália. "Os atores, em sua maioria, não eram profissionais. Efeitos especiais também não eram usados, e as histórias e cenários se passavam sempre nas ruas." Para Marden Machado, o movimento influenciou outros como o Cinema Novo no Brasil e a Nouvelle Vague na França. "O Neorrealismo provou que é possível fazer bons filmes com pouco dinheiro e boas ideias. O cinema independente dos Estados Unidos também deve muito ao movimento. Essas manifestações cinematográficas não existiriam, ou seriam muito diferentes, se o Neorrealismo não tivesse existido."
Dificuldades
Por retratarem os problemas de uma Itália em reconstrução, o Neorrealismo durou pouco (em média, 10 anos), já que o governo italiano passou a frear os incentivos financeiros para os cineastas, que falavam de desemprego e dificuldades. "Eram filmes muito assistidos também fora da Itália, com grande repercussão nos festivais. E o governo não estava satisfeito com a imagem passada, que não era a turística e bonita", salienta Machado. Foi então que o movimento, sem dinheiro, começou a perder fôlego, mas deixou para sempre sua marca.
Mostras de indianos e Wes Anderson
A partir de amanhã, o Cineclube Sesi abre a programação que exibirá, todas as quintas-feiras de agosto, sempre às 19h30 e com entrada gratuita, filmes do cineasta Wes Anderson, um dos expoentes do cinema independente norte-americano. O ciclo abre com o filme Rushmore, cujo protagonista é visto como o alter ego do diretor. Na sequência, o cineclube contará com Os Excêntricos Tenembaums (8), Vida Marinha com Steve Zissou (15), Viajem a Darjeeling (22) e Moonrise Kingdom (29).
No próximo domingo (4) e na segunda-feira (5), O Museu da Imagem e do Som e o Museu Oscar Niemeyer (MON), em parceria com a Embaixada da Índia no Brasil promovem o Festival de Cinema Indiano, com entrada franca e legendas em português. Na programação, estão filmes recentes feitos no país (entre 2010 e 2011), uma das cinematografias que mais produzem no mundo. No domingo, haverá três sessões: Só Se Vive uma Vez (às 14 horas), Moner Manush (às 17 horas) e A Tartaruga, uma Encarnação (às 20 horas). Na segunda (5), a programação segue com Acorda, Sid (às 16 horas) e Pai (às 19 horas).
Filmes
Confira a programação completa da mostra Neorrealismo Italiano:
Quinta-feira (1.º)
Debate sobre o Neorrealismo Italiano e exibição do documentário Roberto Rossellini (2001), dirigido por Carlo Lizzani
Sexta-feira (2)
Obsessão (1943), Luchino Visconti
Segunda-feira (5)
Roma, Cidade Aberta (1945), Roberto Rossellini
Quarta-feira (7)
Paisà (1946), Roberto Rossellini
Sexta-feira (9)
Alemanha, Ano Zero (1948), Roberto Rossellini
Segunda-feira (12)
A Terra Treme (1948), Luchino Visconti
Quarta-feira (14)
O Amor (1948), Roberto Rossellini
Sexta-feira (16)
Ladrões de Bicicletas (1948), Vittorio De Sica
Segunda-feira (19)
Arroz Amargo (1949), Giuseppe De Santis
Quarta-feira (21)
Milagre em Milão (1951), Vittorio De Sica
Sexta-feira (23)
Umberto D. (1952), Vittorio De Sica
Segunda-feira (26)
Belíssima (1952), Luchino Visconti
Sexta-feira (30)
A Estrada da Vida (1954), Federico Fellini
Segunda-feira (2/9)
O Grito (1957), Michelangelo Antonioni
Quarta-feira (4/9)
Noites de Cabíria (1957), Federico Fellini
Sexta-feira (6/9)
Rocco e Seus Irmãos (1960), Luchino Visconti