Rita Formiga, a personagem da peça homônima que Guta Stresser está estreando nacionalmente em Curitiba, é uma revolucionária dos costumes no fim dos anos 60. Atriz carioca, ela fala em seguidos telefonemas sobre as suas aventuras românticas e comportamentais no Rio de Janeiro. Todas as conversas, no texto, escrito por Domingos de Oliveira, têm a mesma estrutura: Rita fala com uma amiga, usando o aparelho de seu vizinho, um escritor que não consegue trabalhar enquanto ela está em seu apartamento.
A comédia é singela, toda baseada em costumes. A trama não tem bem um desenvolvimento, um clímax, algo que faça o espectador torcer ou esperar. Embora a cada cena Rita Formiga se afunde mais em sua boemia compulsiva e tenha uma novidade sexual ou alcoólica para contar, nunca fica decidido em que direção a peça está caminhando.
Tudo está centrado no humor das farras da personagem, que hoje são bem menos impressionantes do que seriam no Rio de Janeiro dos anos 60. As bebedeiras, o sexo casual, as noites sem dormir, tudo isso deixou feliz ou infelizmente de ser novidade para as mulheres de nossa época. E, com isso, as cenas deixam de ser exóticas como deveriam.
O melhor da peça é certamente a própria Guta Stresser, carismática como sempre e esbanjando talento. Já houve quem dissesse que ela é uma das melhores atrizes brasileiras de sua geração. Talvez não seja exagero. Ela é tão boa que, no caso de Rita Formiga, até faz o texto parecer melhor do que realmente é. Para os fãs, é uma boa oportunidade de ver a curitibana de perto, depois de dez anos de vida no Rio de Janeiro. (RWG) GGG
* Rita Formiga. Guairinha (R. XV de Novembro, s/n.º), (41) 3315-0979. Texto de Domingos de Oliveira e Maria Gladis. Direção de Domingos de Oliveira. Com Guta Stresser e Claudio Tizo. Hoje e amanhã, às 21 horas, e domingo, às 19 horas. R$ 30. Classificação 16 anos.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Deixe sua opinião