Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Teatro

Cenas do jogo para sobreviver

Um rapaz é mandado para um campo de concentração na peça 121.023 J, adaptada e dirigida por Ariela Goldmann, que cumpre curta temporada no teatro da Caixa

Em cartaz no Teatro da Caixa até domingo (26), o espetáculo 121.023 J conta a história de um jovem de 17 anos que sai para comprar pão, mas no caminho de volta para casa acaba sendo conduzido até um campo de concentração, sem que tenha a menor idéia de que é culpado.

O código que dá nome à peça, escrita pela paulista Renata Jesion, faz alusão aos números que eram tatuados nos prisioneiros da 2ª Guerra Mundial. A autora se inspirou na história do próprio pai, o comerciante Majer Jesion, um judeu de ascendência polonesa que trabalhou carregando pedras em um campo de concentração, e na peça Bent, do americano Martin Sherman, que viu ao lado dele aos 11 anos.

O personagem de 121.023 J é condenado a viver em um lugar cercado por desconhecidos, dormir em uma cama que é um pedaço de pau, trabalhar em algo que lhe parece inútil e ser alimentado com uma comida que o faz emagrecer. Para a dramaturga, porém, o mais importante não é retratar o seu sofrimento, mas o jogo da sobrevivência.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.