A semana começa com novas exposições na capital paranaense a partir desta terça-feira (22).
Cerâmica e poesia
A artista plástica Maria Helena Saparolli abre no Espaço Cultural do Conselho Regional de Medicina do Paraná, a exposição "Poemas em Pratos Limpos". A mostra traz textos de renomados compositores e escritores paranaenses em pratos de cerâmica e vidro esculpidos pela artista. Alice Ruiz, Etel Frota, Helena Kolody, Lydio Roberto e Zeca Correa Leite são alguns dos poetas homenageados nas peças.
Instalações
No Clube Curitibano o Grupo Arte 7, formado por alunos da artista plástica Maria Ivone Bergamini, apresenta a exposição "Natureza Morta". As obras têm o objetivo de fazer os visitantes pensarem sobre o futuro da natureza e foram criadas com variadas técnicas, como têmpera, acrílica, desenho e colagem. O público também terá oportunidade de conferir duas instalações criadas para o evento, que formam uma flor brotando de uma saco de lixo. O Grupo Arte 7 é formado por Alzira Abagge, Ana Maria Traub, Carmen Lucia Prieto Kassis, Christianne Loyola, Jonas Cesário Pereira, Maria das Neves Krüger, Maristela de Moura Oliveira, Sarah Guernieri e Vera Lúcia Trombini Perez.
História
Na quarta-feira (23), o Museu Paranaense abre quatro novas mostras, resgatando a Congada, o espírito de Natal e os relógios. Uma das tradições culturais mais importantes Paraná, a Congada, surgiu no período colonial brasileiro com o objetivo de diminuir as tensões entre donos de terras, escravos e negros. É apresentada todos os anos na Lapa.
Cerca de 45 peças, desde antigos presépios, oratórios e imagens santas fazem parte da mostra "Natal e Reliogiosidade" que ocupa a sala Especial do museu. Na sala das Coleções, a exposição "Tic Tac do Tempo" exibe 50 diferentes modelos de relógios do século 19 e 20. A quarta mostra do Museu Paranaense é uma homenagem a Roselys Velloso Roderjan, professora curitibana que se dedicou ao estudo do folclore e da música.
Confira o roteiro de exposições
Serviço: "Poemas em Pratos Limpos" de Maria Helena Saparolli. Abertura terça-feira (22), às 19h30. Espaço Cultural do Conselho Regional de Medicina do Paraná (R. Victório Viezze, 84) Tel.: 3240-4068. Visitas de segunda a sexta-feira das 14 às 18 horas. Entrada franca. Até 30 de desembro.
"Natureza Morta", com o Grupo Arte 7. Abertura terça-feira (22) às 20 horas. Pinacoteca do Clube Curitibano (Av. Presidente Getúlio Vargas, 2.857)Tel.: 3014-1934. Visitas de de segunda a sexta das 14h30 às 20h30, sábados e domingos das 11h às 15 horas. Entrada franca. Até 4 de dezembro.
"Congadas do Paraná", "Homenagem a Roselys Velloso Roderjan", "Natal e Religiosidade" e "No Tic Tac do Tempo". Abertura quarta-feira (23) às 19 horas. Museu Paranaense (Rua Kellers, 289, Alto São Francisco) Visitas de terça a sexta-feira das 9h30 às 17h30, sábado, domingo e feriados das 11h às 15 horas. R$ 2,00 (estudantes pagam meia entrada), aos sábados a entrada é gratuita para todos. Até 5 de março de 2006.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião