O 15.º Festival Espetacular de Bonecos, organizado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, encerra sua programação hoje com um show especial do artista popular Itaércio Rocha, do Grupo Mundaréu, que mostra o público as composições de Chegadim, seu primeiro disco-solo. A apresentação está programada para as 18h30, nas escadarias do prédio central da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade.
No CD independente lançado no início deste ano, Itaércio (maranhaense radicado em Curitiba) segue com sua pesquisa da cultura e dos ritmos brasileiros, construindo um repertório de canções baseadas no afoxé, fandango, coco, jongo, baião, maracatu. "Também me inspirei em ritmos maranhanses como o cacuriá na música Chegadim do Quero Mais. Querer Bem foi feita a partir do toque da bandeira do divino de Guaraqueçaba, mas com ares de modinha. A gravação desse CD, com as muitas parcerias que consegui, me fez ver a música de uma outra forma", confirma o artista, autor da maioria das composições do disco. Ele ainda fez uma versão de "Juazeiro", de Luiz Gonzaga.
Na apresentação, Rocha contará com o apoio de três músicos convidados: Denis Mariano (voz e percussão), Eduardo Gomide (voz, violas, violões, rabeca) e Evandro Cardoso (voz e gaita ponto). "É um desafio para nós quatro passarmos para o show a gramatura de ritmos e arranjos realizados no CD por vários músicos", comenta. lembrando que pretende agregar elementos visuais e cênicos aos próximos shows. Itaércio confirma que continua seu trabalho com o Mundaréu e que até o fim do ano deve iniciar a produção do quarto CD do grupo.
Serviço: Show Chegadim, com Itaércio Rocha. Escadaria da UFPR (Pça. Santos Andrade s/n.º). Hoje, às 18h30. Entrada franca.