Aquecimento
Uma rápida busca pela internet por Chico Buarque pode trazer muito material interessante, que pode servir de aquecimento para o show. No site oficial, é possível conhecer mais sobre o artista, ler as letras das músicas do novo álbum e ouvir "Carioca" na íntegra.
No site da gravadora Biscoito Fino, além de ser possível comprar o CD, pode-se também fazer o download versões da música "Ode aos Ratos", remixadas pelo DJ Dolores.
Mas é no YouTube que o potencial da internet se mostra. É possível ver desde trechos de diversas apresentações do show "Carioca" - a maioria gravadas por fãs, muitas com o celular e seguidas de comentários empolgadíssimos (confira no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Berlim) até músicas completas e bem editadas (veja "Morena de Angola" e "Ela Faz Cinema").
Também é possível ver no site de vídeos o clipe da música "Ela Faz Cinema" e o trailer do documentário "Desconstrução", que mostra os bastidores da gravação do novo CD.
Outras pérolas podem ser encontradas também: há um trecho do 3.º Festival Internacional da Canção (de 1.968) apresentado no Vídeo Show de 1988; Vídeos das músicas "Homenagem ao Malandro" e "A Volta do Malandro", da "Ópera do Malandro"; a música "Roda Viva", interpretada por Chico Buarque e o grupo MPB4; e "Pois é", por Chico e Elis Regina.
Oito anos depois da última passagem por Curitiba, o compositor, cantor e escritor Chico Buarque volta à capital paranaense para apresentar nesta terça (3), quarta (4) e quinta-feira (5) no Guairão o show do novo álbum, "Carioca", lançado em maio de 2.006 pela Biscoito Fino. Mas não se trata de descaso com a cidade. Há nove anos que o artista não lançava um álbum de inéditas (o último foi "As Cidades", em 1.998) e não fazia uma turnê nacional.
Tanto tempo sem o ídolo levou muitos fãs a uma espécie de crise de abstinência que culminou num estrondoso sucesso, tanto do álbum como do show. O CD já recebeu duplo disco de ouro por mais de cem mil cópias vendidas.
O espetáculo, que estreou 30 de agosto em São Paulo, já foi visto por cerca de 140 mil pessoas. Foram realizadas oito apresentações extras na capital paulista, três em Portugal e uma em Belo Horizonte. Houve lotação máxima em Campinas, Ribeirão Preto, Salvador e Porto Alegre. No Rio de Janeiro, a temporada de um mês não foi suficiente, sendo estendida por mais duas semanas.
Em Curitiba, uma sessão extra também foi aberta devido ao recorde de vendas de ingressos das duas primeiras apresentações. Em pouco mais de 24 horas cerca de 4 mil entradas foram vendidas. Os lugares da terceira apresentação duraram cerca de três dias.
No palco, os fãs irão saciar a vontade de ver e ouviu Chico Buarque com 29 músicas - sendo as 12 canções do novo álbum e mais 17 entre clássicos e raridades quase esquecidas. No microfone, um artista mais maduro do que o da última turnê, que conversa mais com o público. Letras mais literárias e até um tom saudosista, que rendeu algumas críticas ao álbum.
Para abrir a apresentação, o artista escolheu a sugestiva "Voltei a Cantar", de Lamartine Babo. Assim, Chico repete um de seus ídolos, Mário Reis, que usou a mesma canção para anunciar a volta após um longo período de tempo afastado.
Curitiba estará presente no repertório do show por meio de três músicas extraídas da trilha do balé "O Grande Circo Místico", espetáculo de 1982 do Balé Teatro Guaíra: "A História de Lily Braun", "A Bela e a Fera" e "Na Carreira". O Rio de Janeiro se faz presente como personagem em "Morro Dois Irmãos" e "Subúrbios", e como paisagem em "Renata Maria", "Bolero Blues", "Leve" e "Futuros Amantes".
O cinema também se ressalta com "As Atrizes" e "Ela Faz Cinema", ou em trilhas compostas pelo artista: "Porque Era Ela, Porque Era Eu", do filme "A Máquina", de João Falcão; "Palavra de Mulher", do filme "Ópera do Malandro", dirigido por Ruy Guerra; e em três canções para filmes de Cacá Diegues "Sempre", para o recente "O maior amor do mundo"; "Bye Bye Brasil", do filme homônimo de 1979; e "Mambembe", feita para "Quando o Carnaval Chegar", de 1972.
A banda que acompanha Chico Buarque é a mesma da última turnê do cantor: Luiz Cláudio (violão), João Rebouças (piano), Bia Paes Leme (teclados), Wilson das Neves (bateria), Chico Batera (percussão), Jorge Helder (contrabaixo) e Marcelo Bernardes (flauta e sopros).
Serviço: Show "Carioca", de Chico Buarque. Terça (3), quarta (4) e quinta-feira (5), às 21 horas, no Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha. Praça Santos Andrade, s/nº). Telefones: 3304-7900 e 3304-7999.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas