Novo show é composto por canções menos conhecidas do cantor| Foto: Alisson Gontijo / O Tempo

Quando passeia pelo seu passado, Chico Buarque não faz exatamente como boa parte dos fãs desejaria. Quem for ver Chico, seu primeiro show em cinco anos, sonhando com relíquias alegres como "A Banda", "Quem Te Viu, Quem Te Vê" e "João e Maria" vai acordar, na parte final da apresentação, com o artista de 67 anos interpretando num palco escurecido um trecho da letra que o rapper Criolo (antes Criolo Doido), de 36, fez para "Cálice", precedido de uma saudação sua.

CARREGANDO :)

"Era como se o camarada dissesse: ‘bem-vindo ao clube, Chicão, bem-vindo ao clube’. Valeu, Criolo Doido! Evoé, jovem artista. Palmas pro refrão do rapper paulista", canta Chico, que já exaltou o rap em entrevistas e canções, entoando depois os versos de Criolo, no vocabulário da periferia paulistana: "Afasta de mim a biqueira, pai/ Afasta de mim as biate, pai/ Afasta de mim a coqueine, pai/ Pois na quebrada escorre sangue".

>>Vídeo - Veja a homenagem de Chico a Criolo em BH

Publicidade

Menos conhecidas

Na aguardada estreia nacional do show, diante das 1,7 mil pessoas que lotaram o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no último sábado, Chico mostrou várias surpresas. Há quanto tempo ele não cantava "Desalento", "Bastidores", "Ana de Amsterdam", "Anos Dourados" e "Geni e o Zepelim", por exemplo? No setor final, em vez de cantar para a plateia subir nas poltronas, apareceu com duas bem pouco conhecidas: "A Violeira", feita com Tom Jobim em 1983 para o filme Para Viver um Grande Amor e nunca gravada por ele, e "Baioque", a mistura de baião com rock da trilha de Quando o Carnaval Chegar (1972), agora acrescida de uma citação de "My Mammy", sucesso de Al Jolson com quase um século de vida.

Chico, que passa ainda por Porto Alegre, Novo Hamburgo, Curitiba – ontem foi confirmada uma sessão extra, às 19 horas do dia 18 de dezembro, com ingressos à venda a partir do meio-dia de amanh㠖 e Rio de Janeiro pode frustrar levemente órfãos de antigos sucessos. Mas as ovações de pé no início e no fim da hora e meia de apresentação indicam que poucos se decepcionarão.

Veja o vídeo:

Publicidade

>> Confira o serviço completo do show do Chico Buarque em Curitiba no Guia Gazeta do Povo.