• Carregando...
Reprodução | /
Reprodução| Foto: /

Nessa época do ano, só se fala em chocolate (mesmo quem queira fugir do assunto). O alimento, aliás, já serviu como tema central para vários roteiros de cinema. O Caderno G selecionou cinco títulos para assistir ao longo do feriado. Confira:

Chocolate (2000)

A protagonista, interpretada por Juliette Binoche, chega com a filha a uma pequena cidade francesa, e conquista a confiança da população local depois que abre uma chocolateria. A atriz Judi Dench venceu prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Sag Awards.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

O filme de fantasia dirigido pelo mestre Tim Burton é a segunda adaptação para o cinema do romance britânico homônimo, publicado em 1964 (a primeira versão para as telas é de 1971, de Mel Stuart). No filme, Johnny Depp vive Willy Wonka, líder de uma magnífica fábrica de chocolates.

Como Água Para Chocolate (1992)

No longa-metragem mexicano, dirigido por Alfonso Arau, a iguaria aparece mais como uma metáfora do que na forma literal: no México, o nome do filme é uma expressão usada para dizer que uma pessoa está “fervendo”, seja de paixão ou raiva. A produção é centrada em uma história de amor, mas várias receitas são apresentadas. Foi escolhido como Melhor Filme no Festival de Gramado, em 1993.

Mary e Max – Uma Amizade Diferente (2009)

Na animação australiana, que abriu o Festival de Sundance em 2009, a amizade distante entre uma garota solitária (que vive na Austrália) e um homem doente (de Nova York), é permeada também pelo chocolate: nas correspondências que trocavam, um mandava o doce para o outro. Um sanduíche de chocolate também é um dos pratos preferidos da dupla. A produção venceu o Annecy – “Oscar” da animação.

A Teia de Chocolate (2000)

A fábrica de chocolate, dirigida pela personagem de Isabelle Hupert (que venceu o Festival de Montreal pelo papel) serve quase como cenário para falar de maldades e outros temas ocultos da burguesia suíça. O suspense é uma obra do diretor francês Claude Chabrol, um dos expoentes do movimento Nouvelle Vague.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]