Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
música

Chopin tocado a quatro mãos

Os pianistas Adam Makowicz, grande nome do jazz contemporâneo, e Krzysztof Jablonski, destaque no mundo erudito, se unem no palco do Guairão para celebrar os 200 anos de nascimento do compositor polonês

Conheca mais sobre os dois músicos que se apresentarão no Guairão |
Conheca mais sobre os dois músicos que se apresentarão no Guairão (Foto: )
Adam Makowicz e Krzysztof Jablonski, que por meio de diálogos musicais e improvisações, irão relembrar a obra de Frédéric Chopin |

1 de 1

Adam Makowicz e Krzysztof Jablonski, que por meio de diálogos musicais e improvisações, irão relembrar a obra de Frédéric Chopin

Serão dois pianos de cauda, um de frente para o outro. Sobre os teclados, as mãos de Adam Mako­­wicz e de Krzys­­z­­tof Jablonski, que por meio de diálogos musicais e improvisações, irão re­­lembrar a obra de Frédéric Cho­­pin. O pianista e compositor polonês completaria 200 anos de vida em 2010 e recebe homenagem amanhã à noite no Teatro Guaí­ra com o concerto Chopin em Dose Dupla.

"O poeta do piano", como ficou conhecido, foi decisivamente romântico em suas composições. A música de Chopin, mais do que revelar tecnicismo, aprofunda a sentimentalidade por meio da tensão mensurada em cada nota. E o compositor foi igualmente romântico em sua vida – o sempre frágil Chopin morreu com apenas 39 anos, vítima de tuberculose.

Mas as características essenciais do compositor, que nasceu na Polônia e construiu carreira na França, serão transpostas para um outro patamar, ainda mais instigante. Adam Ma­­kowicz é hoje um dos mais re­­nomados pianistas de jazz e a releitura das obras de Chopin irá passar também por este viés.

"A idéia do nosso concerto é de tentar mostrar uma continuidade musical entre o século 19 e o século 20. Misturamos a música erudita, que remete aos tempos do Chopin, com a modernidade do jazz e toda sua liberdade. As obras de Chopin serão interpretadas de maneira clássica por Krzysztof Jablonski. A minha interpretação, em estilo jazz, entra nos últimos acordes de Krzysztof", disse Makowicz, em entrevista por e-mail à Gazeta do Povo.

A novidade do concerto dialoga com a característica criativa do pianista homenageado, já que Chopin ganhou notoriedade também por incorporar à música erudita elementos populares, como as polkas e as mazurcas. "Foi ele quem popularizou a música polonesa no mundo. Porém, sua obra tem dimensão universal e constitui parte integrante da herança cultural da humanidade. É atemporal e continua sendo tocada e adorada em qualquer parte do mundo", continua Makowicz.

O show em dobro – dois pianos, quatro mãos – é visto por Makowicz como um desafio no que se refere à parte rítmica das composições clássicas, mas também como possibilidade de improviso e realce da criatividade dos pianistas.

"Há duas obras que tocaremos simultaneamente: uma é ‘Mazurca Op. 17, n.º 4’, de Chopin, com meu arranjo, outro é a minha própria composição ‘Latin II’", diz o polonês.

O restante do repertório será composto basicamente pelos prelúdios – "Prelúdio Op.28, n.ºs 24, 4 e 3", "Balada Op. 23, º 1", "Pre­­lúdio Op.28, n.º 170" ("Scherzo Op.31" e "Polonaise Op. 53") e "Prelúdio Op. 28, n.º 7". No caso específico de Chopin, os prelúdios foram escritos em cinco ciclos, e cada um deles é a expressão de uma história.

E 200 anos depois, qual o legado deixado por Chopin em suas "histórias"? "Sua música engloba e expressa várias emoções típicas do Romantismo, que são atuais ainda hoje, como tristeza, dor, saudade. São emoções que conseguem mover alma humana e ultrapassar diferenças geográficas ou culturais", diz Makowicz, que toca pela primeira vez no Brasil. "Es­­tamos muito animados por essa experiência", completa.

O evento é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o Consulado da Polônia e a Escola de Música e Belas Artes (Embap). Várias outras homenagens estão previstas em Curitiba ainda neste ano. O próximo evento será o concerto-cênico Chopiníssimo: obras de Chopin, que acontece no dia 26 de abril na Capela Santa Maria. Participarão a pianista brasileira Linda Bustani, a cantora Carolina Faria e o ator Fernando Eiras.

Serviço:

Chopin em Dose Dupla. Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971), (41) 3304-7900.

Dia 25, às 20 horas. Entrada franca.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.