
A forte chuva que caiu na cidade neste domingo quase roubou a cena de Madonna no primeiro show da cantora no Rio, que reuniu 70 mil no Maracanã. A diva pop entrou no palco depois de 30 minutos de atraso, usando botas em estilo militar em vez da já famosa bota de salto alto Stella McCartney, certamente para evitar quedas no chão, que ficou escorregadio durante todo o show, apesar do esforço incansável da equipe de produção para mantê-lo seco.
Em "She's not me", a cantora acabou derrapando tão discretamente que chegou até a despertar controvérsia em parte do público, que não sabia definir se Madonna havia "caído" ou "apenas escorregado".
Em cena, Madonna contou com um personagem novo, que se juntou aos artefatos já conhecidos da turnê Sticky & sweet: o guarda-chuva. As músicas cantadas na ponta da passarela, sem a proteção da parte superior do palco, contaram com a preciosa ajuda deles para manter músicos e equipamentos secos. Em alguns momentos, os assistentes que carregavam os guarda-chuvas ganhavam até o olhar debochado da cantora. Reza a lenda que Madonna é perfeccionista. Talvez por isso mesmo ela tenha decidido cumprir o ensaio de sábado considerando a marcação da posição dos tais guarda-chuvas no palco, já que a previsão do tempo anunciava chuva para a noite de domingo.
Apesar da preparação rigorosa antes do momento "à vera", o incômodo da chuva acabou mesmo provocando alguns improvisos - e é bom lembrar que eles nunca são bem vindos em shows de Madonna. Ao deitar no chão para começar a coreografia de "Heartbeat", a cantora levantou a cabeça para olhar para o público enquanto os bailarinos trocavam seus sapatos e mandou um cansado "obrigado".
Visivelmente incomodada com a chuva que poluía sua apresentação (deliciosamente) previsível, a loura teve outro momento de proximidade com a platéia, antes da faixa "You must love me", que encerra o bloco cigano do show. Neste momento, Madonna disse "sentir muito que todos estivessem molhados", perguntou se a platéia "se importava com a chuva" ou se ela "deveria cantar outra música". Súditos bem treinados retribuíam com palavras de apoio à estrela, que culminou com um corinho "We love you" na parte mais próxima do palco, provocando um sorriso não planejado de Madonna - estes também são raros. Momentos antes, a cena mais inesperada do show: A toda-poderosa do mundo pop se abaixando para secar o chão com uma toalha branca durante a apresentação do trio cigano.
Público empolgado apesar do incômodo
Devidamente abrigados em capas de plástico vendidas na entrada do estádio a R$ 5 ou na área vip a R$ 10, milhares cantaram em alto e bom som sucessos como "Candy shop", "Vogue", "Like a prayer", "Give it to me", provando que o público da loura não está só ligado nos sucessos antigos, mas também nos do último disco, "Hardy candy", em altissima rotação nas rádios. "Hung up" e "Borderline" ganharam versões thrash metal, que evidenciam a curta extensão vocal de Madonna, que depende de suas backing vocals e de muitas vozes pré-gravadas para a maior parte do seu show, como faz desde os primórdios da carreira, quando 100% das suas apresentações ao vivo eram feitas com playback, mais ou menos como faz sua seguidora, Britney Spears.
Fã escolhe a música errada
O momento em que Madonna pede a alguém da fila do gargarejo para escolher uma música para a platéia cantar junto quase provocou um constrangimento. O fã Fábio ganhou os 15 segundos de fama ao sugerir "Everybody" mas acabou mesmo foi levando um fora da cantora. Diante da sugestão, Madonna respondeu "não gosto dessa música", sem dó nem piedade do rapaz. "Escolha outra você ao lado dele", pediu. A nova sugestão foi "Express yourself", prontamente atendida por Madonna e pelo público, que conseguiu cantar boa parte da música. Ao fim, a volta do corinho "fuck the rain", o mantra deste domingo no Maracanã.
Deixe sua opinião