Quais os rumos do cinema paranaense e nacional? Tentando responder esta e outras perguntas, o 5.º Ciclo de Debates reúne na Cinemateca, a partir das 19h30, cineastas e pessoas ligadas à comunidade cultural de Curitiba. O encontro, que acontece nesta segunda-feira (31), será coordenado e mediado pelo cineasta Geraldo Pioli. A paranaense Berenice Mendes e o catarinense Beto Carminatti, também cineastas, participam do evento.
De acordo com Geraldo Pioli, desde a primeira edição, que debateu o tema "O Cinema Brasileiro e a Informação", em junho, a participação do público foi surpreendente e lotou todos os lugares no auditório da Cinemateca. O cineasta afirma que todos que freqüentam os encontros participam ativamente, até mesmo ocasionando o "estouro" no tempo previsto para as discussões. "Os encontros que vêm acontecendo desde junho tem tido uma grande participação do público, com cara de debate mesmo, no qual cada integrante fala de 10 a 15 minutos", confirma Pioli.
O tema do próximo e último encontro de 2005 será "O Cinema Brasileiro e os Negros e Índios". A reunião será realizada no dia 28 de novembro, na Cinemateca.
A programação do Ciclo de Debates para o ano que vem já está assegurada, segundo Pioli. "Ainda estamos definindo os temas, mas os encontros acontecerão da mesma forma que neste ano", assegura. O início destes debates deverá acontecer em março de 2006, e seguir até o mês de novembro, sempre na última segunda-feira de cada mês. A entrada é franca.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia