A Cinemateca de Curitiba abriga nesta segunda-feira (25), mais um encontro do ciclo de debates sobre cinema brasileiro, organizado pelo diretor paranaense Geraldo Pioli. Nesse segundo debate, estarão reunidos os cineastas Paulo Munhoz e Homero Camargo, além do próprio Geraldo Pioli que também atuará como mediador nas discussões sobre "Cinema Brasileiro: Ciclos e Crises". Abertas a todos os interessados em cinema, as palestras têm entrada franca.
Homero Camargo tem um extenso currículo na área cinematográfica, atuando como diretor e produtor em vários filmes. Entre seus trabalhos está a direção do documentário "Tropeiro: Alma sem Fronteira" (2002), além da produção de longas-metragens como "Brasília, Última Utopia" (1990), "Navalha na Carne" (1997), "Deus JR" (1999), "Sonhos Tropicais" (2000) e "Os Xeretas" (2001), filme infanto-juvenil rodado na cidade paranaense de Castro, que participou de festivais europeus de cinema.
O curitibano Paulo Munhoz é cineasta e professor, com diversas obras em cinema, vídeo e multimídia, muitas delas premiadas nacional e internacionalmente. Com um trabalho centrado nas áreas da cultura e da educação, Paulo desenvolve filmes de animação e ação livre e softwares de multimídia, por meio de sua empresa Tecnokena. Entre suas obras estão os CDs de multimídia "Leminski, um poeta multimídia" e "Mitorama - lendas universais", os filmes "O Poeta" e "A Grande Depressão", o telefilme "Conversas da Erva-Mate" e o vídeo "Campo de Força".
Projeto
O programa, que teve início em junho, promove reuniões na última segunda-feira de cada mês, com a participação de nomes de destaque na área cinematográfica. O ciclo de debates preparado por Geraldo Pioli desenvolve-se até o final do ano. A programação prevista para os próximos meses abordará os seguintes assuntos: "Cinema Brasileiro: Estética e Público", "Cinema Brasileiro: Leis x Livre Mercado", "Cinema Brasileiro x Televisão", "Cinema Brasileiro: Negros e Índios", "O Cinema Brasileiro e as Novas Tecnologias".
Serviço: Ciclo de Debates - "Cinema Brasileiro: Ciclos e Crises". Segunda-feira (25) às 19h30. Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174). Entrada franca.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais