Uma pequena cidade do Estado norte-americano do Iowa está tentando atrair turistas e, para isso, aventurou-se numa direção inédita: adiantou-se 200 anos no futuro para tornar-se o local onde nasceu o Capitão James T. Kirk, do seriado cult de ficção científica "Jornada nas Estrelas".
Bem-vindos a Riverside, uma cidadezinha agrícola de 928 habitantes que já foi próspera mas hoje passa por tempos difíceis. A cidade decidiu tentar atrair turistas e o dinheiro de que precisa muito, criando um museu "Star Trek" para infundir ânimo a sua rua principal.
Riverside não tem filhos famosos, como é o caso de West Branch, a 40 quilômetros de distância, onde o ex-presidente Herbert Hoover nasceu em 1874, e tampouco pode gabar-se de ter "o maior morango do mundo", uma fruta de fibra de vidro de 4,6 metros de altura, como é o caso de Strawberry Point, 160 quilômetros ao norte.
Então o ex-vereador e "trekkie" autodeclarado Steve Miller, em 1985, convenceu a Câmara Municipal de Riverside a declarar a cidade o local de nascimento futuro do capitão Kirk, um dos personagens principais do seriado de TV "Jornada nas Estrelas", que começou em 1966, e dos filmes que o seguiram.
"O criador de 'Star Trek', Gene Roddenberry, escreveu um livro dizendo que Kirk vai nascer no Iowa, mas não disse onde", explicou Miller. "Então pensei: 'por que não aqui?'."
O aniversário de Kirk nunca foi oficialmente determinado, mas uma placa exposta em Riverside diz que o capitão nasceu em 22 de março de 2228. De acordo com o Web site oficial de "Star Trek", porém, Kirk nasceu em 22 de março de 2233. O ator canadense William Shatner, que representou o papel do capitão da nave Enterprise, nasceu em 22 de março na vida real.
O futuro filho famoso de Riverside vem trazendo alguns turistas para a cidade, situada a 24 quilômetros ao sul de Iowa City, mas alguns moradores agora esperam levantar fundos para abrir um museu Star Trek.
No bar local Murphy's, uma placa afirma que Kirk "foi concebido aqui". A placa hoje está pendurada na parede, em lugar de sua localização original, debaixo da mesa de bilhar.
"Os frequentadores do bar se divertiam em ver fãs de 'Jornada nas Estrelas' se agachando sob a mesa para olhar, mas era um pouco de crueldade também", comentou Becky Laroche, que trabalha no People's Bank, o único banco da cidade.
Todos os anos, desde 1985, Riverside vem promovendo uma "Trek Fest" em junho, chegando a atrair 10 mil visitantes por ano. Além do desfile e do desfile com trator, os fãs de "Jornada nas Estrelas" podem comprar garrafas de "Kirk Dirt" -terra do local onde o Capitão Kirk nasceu- por 10 dólares.
Mas, além das duas placas, a única outra atração que a cidade possui relacionada a "Jornada nas Estrelas" é um modelo de nave semelhante à Enterprise, tão pequeno que pode ser puxado atrás de um carro.
Bill Poch, prefeito, de meio período, de Riverside, quer um museu de "Star Trek" para atrair turistas e varejistas para a rua principal da cidade.
"Se conseguirmos pessoas para vir aqui e gastar um pouco de dinheiro, talvez possamos reviver nossa cidade", disse.
Explosões em Brasília reforçam tensão política e devem intensificar reação do STF
O que se sabe sobre o homem que explodiu bombas e morreu na frente do STF
Moraes atribui explosões em Brasília ao “gabinete do ódio” e compara com 8/1; acompanhe o Sem Rodeios
Time montado por Trump é o pesadelo de Alexandre de Moraes