Os roteiros turísticos históricos relacionados a guerras ainda são pouco explorados no país, mas os estados do Sul já contam com um deles, relacionado a um dos mais importantes conflitos nacionais: a Guerra do Contestado (1912-1916). No Paraná e Santa Catarina, o itinerário da batalha que definiu os limites dos estados como os conhecemos atualmente passa por várias cidades.
Dicas
Em União da Vitória e Porto União é interessante observar sua divisão pela linha do trem. Foram elas as cidades que sediaram as operações militares contra os camponeses.
Na cidade de Três Barras, o viajante pode observar os resquícios da companhia norte-americana Southen Brazil Lumber and Colonization Company considerada uma das maiores madeireiras mundiais à época.
A Estrada de Ferro São Paulo Rio Grande (construída pela Brazil Ralway Company) pode ser vista a partir de Caçador, que é a sede da Universidade e do Museu do Contestado.
Nos campos de Perdizes e Perdizinhas, o turista pode observar resquícios de um dos mais importantes redutos dos camponeses ao final da guerra e o local onde foram cremados pelos soldados depois das batalhas.
Antes de sair em expedição, algumas dicas de literatura são os livros "João Maria Interpretação da Campanha do Contestado", de Oswaldo Cabral, e "O Desmoronamento do Mundo Jagunço", de Paulo Ramos Derengoski.
Telefones úteis
Prefeitura Municipal de Irani, (49) 3432-0131. Prefeitura Municipal de Caçador, (49) 3563-0322. Posto de Saúde Central, (49) 3563-1037. Prefeitura Municipal de Três Barras, (47) 3623-0121.
- Renda-se aos atrativos de São Paulo e Santa Catarina
- Paisagens rústicas em região repleta de história
- Pedaladas na estrada do Rio Vermelho, rumo às cachoeiras
- Entre estalactites, colunas e cortinas subterrâneas
- Ilhas e muito verde na baía catarinense
- Muito frio e natureza nas montanhas
- Cardápio tem eisbein e marreco recheado
- Renda-se aos atrativos de São Paulo e Santa Catarina