Programe-se
Festival Hitchcock
Cine Omar (R. Comendador Araújo, 268 Centro), (41) 3016-3400. Hoje, às 19 horas. Entrada, estacionamento (pelo período do filme) e pipoca gratuitos. Lotação: 25 lugares. Participação por ordem de chegada.
Há um ano, a exibição gratuita do clássico Casablanca em um shopping no centro de Curitiba atraiu tantos interessados que foi preciso improvisar, puxando cadeiras de onde era possível e realizar sessões extras a procura foi tamanha que uma lista de espera se fez necessária. Foi o início do projeto Cine Omar (do Shopping Omar) que completa um ano neste mês com cerca de 50 filmes exibidos, debates, pipoca e entrada de graça e cinéfilos cativos. Para comemorar o aniversário, o projeto começa hoje o Festival Hitchcock, às 19 horas, até o fim de março, um filme do cultuado diretor inglês.
O curador do projeto, Marden Machado, diz que a escolha do nome do diretor para o festival de aniversário foi uma coincidência com o lançamento do filme Hitchcock (que estreou no fim de semana). "O [Alfred] Hitchcock (1899-1980) reúne diversas qualidades. Ele é estudado pelos críticos ao mesmo tempo em que é extremamente popular, e teve um grande sucesso de público. Seus filmes são verdadeiras aulas de cinema", frisa Machado.
O festival é um teste para o que o Cine Omar pretende fazer neste segundo ano de funcionamento. Além da sua tradicional programação aos sábados (sessões às 10 e às 15 horas, sendo que a da manhã reprisa o filme apresentado no sábado anterior), a ideia é realizar mais mostras temáticas durante os dias de semana. "A próxima será dedicada a Stanley Kubrick (1928-1999), com os 13 filmes de sua filmografia e um documentário, e deve ser mais espaçada no mês, por conta da quantidade de filmes. Vamos realizar provavelmente em abril ou maio", informa Machado. Já os filmes nas sessões de sábado são escolhidos pela classificação indicativa e pela marca na história do cinema. Metrópolis, de Fritz Lang, e O Grande Ditador, de Charles Chaplin, estão na programação deste ano. Próximo da Semana Santa, o Cine Omar exibirá filmes com temática religiosa, como O Rei dos Reis, de Nicholas Ray.
Deixe sua opinião