No ano em que o frevo completa cem anos, o festival pernambucano Cine-PE abriu sua 11ª edição com uma homenagem ao maior ritmo do carnaval local. A orquestra do Galo da Madrugada deu início à festa, que contou ainda com o boneco gigante Homem da Meia Noite e um desfile do Bloco da Saudade no meio da platéia.
As primeiras produções exibidas no festival foram dois filmes pernambucanos: o vídeo de animação "O jumento santo e a cidade que se acabou antes de começar", de William Paiva e Leonardo Domingues, e o curta-metragem "Shenberguianas", de Sérgio Oliveira e William Capela.
O primeiro faz uma paródia com criação do mundo. Nele, Adão e Eva são seduzidos por uma lagartixa, o fruto proibido é um caju e o salvador seria um jumento chamado Limoeiro.
O segundo abordou a relação entre a música e a ciência a partir dos estudos do físico pernambucano Mário Schenberg (1914-1990), e contou com depoimentos de nomes como Gilberto Gil e Jorge Mautner.
O primeiro longa-metragem da mostra competitiva foi o musical carioca "Atabaques Nzinga", de Octávio Bezerra. O filme traz a atriz Taís Araújo como Ana, uma jovem em busca de sua identidade. Criada em meio ao Candomblé, ela percorre várias cidades do Brasil, entrando em contato com as influências negras na formação musical do país.
A noite foi encerrada com o documentário "O Senhor do Castelo", do paraibano Marcus Vilar, sobre seu conterrâneo, o escritor Ariano Suassuna, que completa 80 anos em junho.
O longa mistura depoimentos de Ariano sobre temas que vão de literatura e história até sua rixa com o cantor Chico Science, com narrativas dos fatos que marcaram a vida do dramaturgo, como o assassinato de seu pai, o deputado paraibano João Suassuna, quando ele tinha apenas três anos, e sua mudança para o Recife, na década de 40, onde vive até hoje.
O criador do "Auto da Compadecida" assistiu ao filme, que está fora da competição, da platéia, sendo aplaudido pelas quase três mil pessoas que compareceram à primeira noite do evento. No total, 56 produções serão exibidas durante o festival, que segue até o próximo domingo.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia