Riqueza de detalhes é uma das qualidades mais notáveis de Rio| Foto: Divulgação

A animação Rio, um sonho de dez anos do diretor carioca Carlos Saldanha, estreia nesta sexta-feira e se sustenta numa combinação de personagens carismáticos, boas piadas e alguns momentos dirigidos diretamente para o público adulto – no caso, os pais e responsáveis que levam a garotada para assistir ao desenho.

CARREGANDO :)

Criada nos Estados Unidos desde bebê, a arara azul Blu (Jesse Eisenberg), vem ao Rio de Janeiro para conhecer a fêmea Jade (Anne Hathaway). Últimos representantes da espécie, as aves são sequestradas por traficantes de animais. Enquanto tentam escapar e reencontrar Linda, a dona de Blu, a dupla circula pelos principais pontos turísticos da cidade maravilhosa.

Tomando a liberdade de ambientar a aventura durante uma semana de Carnaval, Saldanha consegue inserir na história, de forma verossímil, aspectos já conhecidos do Rio de Janeiro ao redor do mundo – como o samba, o futebol e o clima alegre que toma conta das ruas durante o feriado, e de uma maneira que não soa clichê aos olhos brasileiros.

Publicidade

A maior qualidade do filme é mesmo o visual. Com uma belíssima fotografia, os principais pontos turísticos da cidade são retratados com fidelidade e, a partir de tomadas aéreas, muitas cenas parecem ter saído direto de um cartão-postal.

Para garantir o melhor retrato de sua cidade natal, Saldanha trouxe uma equipe de animadores para o Rio durante a pré-produção para conhecer e fotografar todas as locações que estariam presentes no filme. O resultado impressiona pela riqueza de detalhes. Desde o design das lixeiras da companhia de limpeza urbana até o uniforme dos policiais cariocas, tudo é idêntico à realidade.

Assinada pelo renomado músico Sergio Mendes, a trilha sonora é um outro espetáculo por conseguir manter a essência da música brasileira de uma forma genuína e, ao mesmo tempo, ser agradável aos ouvidos americanos. Convidado por Mendes, o percussionista Carlinhos Brown ajudou na atualização de "Mas Que Nada", sucesso dos anos 1960, que embala uma das cenas mais bonitas do filme. De olho na plateia jovem, Will.I.Am, Jamie Foxx – que dublam os personagens Nico e Pedro na versão em inglês – assinam a canção "Hot Wings (I Wanna Party)". A música-tema, "Telling the World", fica por conta do cantor de R&B Taio Cruz.