O cineasta e jornalista norte-americano Charles Ferguson, vencedor do Oscar de melhor documentário com Trabalho Interno (2010), está realizando um projeto sobre o risco de a humanidade perder a energia disponível, um longa-metragem que tem o título provisório de Our Energie Future e deverá estrear em 2015. Entre as várias cidades e regiões do mundo onde vai rodar o filme está Curitiba.
"Em nossa pesquisa, achei muito interessante o trabalho realizado na cidade tanto no que diz respeito ao planejamento urbano, no caso do sistema de transporte coletivo, que se tornou um exemplo internacional copiado por vários países, quanto à questão da sustentabilidade", disse Ferguson em entrevista coletiva durante a Festa Literária Internacional de Paraty.
A filmagem de Our Energie Future, que está sendo financiado por investidores privados, já foi iniciada e Ferguson deve vir a Curitiba ainda neste ano.Ferguson dissecou a origem da crise financeira que sacudiu o mundo em 2008 no contundente documentário Trabalho Interno, que lhe rendeu o Oscar da categoria.
Ele participa neste ano da Flip, onde lança o livro O Sequestro da América (Zahar), que nasceu na continuidade do material pesquisado para o documentário, ou seja, em palavras, ele detalha como uma elite financeira predadora assumiu, nos últimos anos, o controle econômico dos EUA, levando o país à falência e arrastando o restante do planeta, tragédia que ainda deixa vestígios na economia global atual.
- Pollan e Solomon fazem Flip parar para refletir
- "Não se envolvam na vida sexual dos filhos", diz Contardo na Flip
- Gal Costa faz show de sucessos na estreia da Flip
- Jaguar abre a Flip com conversa bem-humorada sobre Millôr
- Prosa, poesia e dissonância
- Jaguar leva à Flip humor e revelações sobre Millôr
- Literatura e comida de verdade
- Flip começa e homenageia Millôr
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião