O cineasta e jornalista norte-americano Charles Ferguson, vencedor do Oscar de melhor documentário com Trabalho Interno (2010), está realizando um projeto sobre o risco de a humanidade perder a energia disponível, um longa-metragem que tem o título provisório de Our Energie Future e deverá estrear em 2015. Entre as várias cidades e regiões do mundo onde vai rodar o filme está Curitiba.
"Em nossa pesquisa, achei muito interessante o trabalho realizado na cidade tanto no que diz respeito ao planejamento urbano, no caso do sistema de transporte coletivo, que se tornou um exemplo internacional copiado por vários países, quanto à questão da sustentabilidade", disse Ferguson em entrevista coletiva durante a Festa Literária Internacional de Paraty.
A filmagem de Our Energie Future, que está sendo financiado por investidores privados, já foi iniciada e Ferguson deve vir a Curitiba ainda neste ano.Ferguson dissecou a origem da crise financeira que sacudiu o mundo em 2008 no contundente documentário Trabalho Interno, que lhe rendeu o Oscar da categoria.
Ele participa neste ano da Flip, onde lança o livro O Sequestro da América (Zahar), que nasceu na continuidade do material pesquisado para o documentário, ou seja, em palavras, ele detalha como uma elite financeira predadora assumiu, nos últimos anos, o controle econômico dos EUA, levando o país à falência e arrastando o restante do planeta, tragédia que ainda deixa vestígios na economia global atual.
- Pollan e Solomon fazem Flip parar para refletir
- "Não se envolvam na vida sexual dos filhos", diz Contardo na Flip
- Gal Costa faz show de sucessos na estreia da Flip
- Jaguar abre a Flip com conversa bem-humorada sobre Millôr
- Prosa, poesia e dissonância
- Jaguar leva à Flip humor e revelações sobre Millôr
- Literatura e comida de verdade
- Flip começa e homenageia Millôr
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast