• Carregando...

Todos os anos, nos meses de junho e julho, Hollywood lança sua temporada de blockbusters, com gigantes tomando de assalto as bilheterias de todo o mundo. Entretanto, este ano esses meses marcam o contra-ataque do cinema nacional: o Brasil prepara uma nova leva de grandes lançamentos, que promete atrair grande público no primeiro semestre de 2008.

Os cineastas veteranos Fernando Meirelles (de "Cidade de Deus"), Walter Salles (de "Central do Brasil" e "Diários de Motocicleta") e Bruno Barreto (de "O que é isso, companheiro?" e do recente "Caixa Dois") trabalham em novas produções e começam a filmar nas próximas semanas. Além disso, o ator Selton Mello investe em sua estréia como diretor, o longa-metragem "Feliz Natal", em fase de produção.

Com o maior orçamento da história do cinema brasileiro, calculado em R$ 53 milhões, Meirelles prepara "Cegueira", adaptação do best-seller que rendeu a José Saramago o Prêmio Nobel. O longa-metragem começa a ser filmado em julho, em São Paulo e no Canadá. Segundo a revista especializada "Variety", Julianne Moore e Mark Ruffalo (de "Zodíaco") serão protagonistas da trama, que será falada em inglês.

Depois de mais de quatro anos de maturação, Walter Salles começa a rodar este mês "Linha de Passe", cuja direção divide com Daniela Thomas, sua parceira em "O primeiro Dia" e "Terra Estrangeira". O roteiro, assinado por Bráulio Mantovani, que adaptou "Cidade de Deus" para as telas, gira em torno do motoboy Denis, que namora uma garota apaixonada por música clássica. O papel principal será de Vinícius de Oliveira, o menino engraxate descoberto pelo diretor e escalado como protagonista de "Central". O ator não filmava há dez anos.

Já Bruno Barreto pretende trazer de volta às salas de cinema o seqüestro do ônibus 174, que rendeu o premiado documentário de José Padilha de 2002. No dia 14 de julho, Barreto começa a filmar um drama baseado na vida de Sandro, protagonista da tragédia, que terminou com sua morte e a de uma refém. O roteiro também será de Mantovani.

Com orçamento em torno de R$ 8 milhões, a produção ainda não tem título definido e contará com atores desconhecidos do grande público nos papéis principais. Atualmente, o diretor seleciona atores não-profissionais que tenham vivência como meninos de rua. O elenco vai passar por uma preparação coordenada por Fátima Toledo, responsável pelos laboratórios de atores de "Cidade de Deus".

Julho também é o mês em que o ator Selton Mello, despois de fazer sucesso em "O cheiro do ralo", inicia as filmagens de sua estréia como diretor, o filme "Feliz Natal". Na trama, inspirada em um videoclipe da banda Ira!, um ex-dependente químico retorna ao Rio de Janeiro depois de sete anos desaparecido em busca de um acerto de contas com seu passado. Mello também assina o roteiro do drama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]