Todos os anos, nos meses de junho e julho, Hollywood lança sua temporada de blockbusters, com gigantes tomando de assalto as bilheterias de todo o mundo. Entretanto, este ano esses meses marcam o contra-ataque do cinema nacional: o Brasil prepara uma nova leva de grandes lançamentos, que promete atrair grande público no primeiro semestre de 2008.

CARREGANDO :)

Os cineastas veteranos Fernando Meirelles (de "Cidade de Deus"), Walter Salles (de "Central do Brasil" e "Diários de Motocicleta") e Bruno Barreto (de "O que é isso, companheiro?" e do recente "Caixa Dois") trabalham em novas produções e começam a filmar nas próximas semanas. Além disso, o ator Selton Mello investe em sua estréia como diretor, o longa-metragem "Feliz Natal", em fase de produção.

Com o maior orçamento da história do cinema brasileiro, calculado em R$ 53 milhões, Meirelles prepara "Cegueira", adaptação do best-seller que rendeu a José Saramago o Prêmio Nobel. O longa-metragem começa a ser filmado em julho, em São Paulo e no Canadá. Segundo a revista especializada "Variety", Julianne Moore e Mark Ruffalo (de "Zodíaco") serão protagonistas da trama, que será falada em inglês.

Publicidade

Depois de mais de quatro anos de maturação, Walter Salles começa a rodar este mês "Linha de Passe", cuja direção divide com Daniela Thomas, sua parceira em "O primeiro Dia" e "Terra Estrangeira". O roteiro, assinado por Bráulio Mantovani, que adaptou "Cidade de Deus" para as telas, gira em torno do motoboy Denis, que namora uma garota apaixonada por música clássica. O papel principal será de Vinícius de Oliveira, o menino engraxate descoberto pelo diretor e escalado como protagonista de "Central". O ator não filmava há dez anos.

Já Bruno Barreto pretende trazer de volta às salas de cinema o seqüestro do ônibus 174, que rendeu o premiado documentário de José Padilha de 2002. No dia 14 de julho, Barreto começa a filmar um drama baseado na vida de Sandro, protagonista da tragédia, que terminou com sua morte e a de uma refém. O roteiro também será de Mantovani.

Com orçamento em torno de R$ 8 milhões, a produção ainda não tem título definido e contará com atores desconhecidos do grande público nos papéis principais. Atualmente, o diretor seleciona atores não-profissionais que tenham vivência como meninos de rua. O elenco vai passar por uma preparação coordenada por Fátima Toledo, responsável pelos laboratórios de atores de "Cidade de Deus".

Julho também é o mês em que o ator Selton Mello, despois de fazer sucesso em "O cheiro do ralo", inicia as filmagens de sua estréia como diretor, o filme "Feliz Natal". Na trama, inspirada em um videoclipe da banda Ira!, um ex-dependente químico retorna ao Rio de Janeiro depois de sete anos desaparecido em busca de um acerto de contas com seu passado. Mello também assina o roteiro do drama.