Londrina está prestes a voltar a sentar nos assentos do famoso Cine Vila Rica. Desta vez, para apreciar curtas, médias e longas-metragens, selecionados para serem exibidos na 12.ª Mostra Londrina de Cinema (confira programação completa). A volta ao passado e o resgate da memória afetiva da cidade, no local onde os filmes serão exibidos, contrasta com as produções selecionadas, de uma safra nova de realizadores. A programação vai desta quarta a domingo.
Para atrair espectadores à sala de cinema, alguns dos filmes escolhidos têm no elenco atores famosos e conhecidos, mas essa não é regra. "Os filmes têm uma narrativa de apelo popular, mas não convencional", explica um dos organizadores do evento, o cineasta Rodrigo Grota.
Um dos destaques, que será exibido hoje, é o premiado longa Se Nada Mais Der Certo (2009), de José Eduardo Belmonte, com atores conhecidos no elenco, como Cauã Raymond. "É o tipo de cinema que tenta aliar atores conhecidos e populares a uma linguagem mais ousada. O filme é um encontro de atores globais ao mesmo tempo em que tem uma proposta narrativa e uma construção de linguagem fora do convencional", afirma Grota.
A programação traz ainda um filme do londrinense Mário Bortolotto, chamado Getsêmani (São Paulo, 2010). O média-metragem conta a história de um grupo extremista que sequestra um editor de livros de autoajuda, com o objetivo de persuadi-lo a publicar literatura de primeira grandeza. "O Mário é de Londrina e é muito encenado e produtivo", avalia. Bortolotto participará de um debate com outro escritor conterrâneo que teve obra adaptada ao cinema: Márcio Américo, com o filme Meninos de Kichute. Também participará do debate o escritor e colunista do JL Domingos Pellegrini.
Serviço:
12ª Mostra Londrina de Cinema (veja programação completa). De 8 a 12 de dezembro no Cine Vila Rica (Galeria Vila Rica, em frente à Concha Acústica). Quarta, a partir das 20 horas, com exibição dos filmes Galeria e Se Nada Mais Der Certo. Entra da gratuita.
Deixe sua opinião